terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Rebuçados de Ovos de Portalegre

Recebi hoje um saquinho de rebuçados de ovos de Portalegre. Um presente que adoro e que guardo religiosamente no frigorífico e vou comendo até acabarem.

A origem desta doçaria é atribuída às freiras do Convento de Santa Clara, em Portalegre. Este convento hoje transformado em Biblioteca Municipal, era famoso pelo fabrico de vários bolos, para além destes. A lista é longa e inclui o queijo dourado, o doce de amêndoa, o toucinho-do-céu, o manjar branco, os pastéis de Santa Clara, o presunto doce, entre outros.

Os rebuçados são confeccionados apenas com ovos e açúcar e a sua origem remonta ao século XVIII.
Alfredo Saramago, no livro Doçaria Conventual do Alentejo, infelizmente sem nunca citar fontes, refere-se a outros rebuçados de ovos, como os da Madre Teresa do Convento do Salvador e outros do Convento de S. Bernardo, ambos em Évora.

Em Portalegre, os rebuçados são vendidos em casas particulares, mas, desde 2006, foram também comercializados, numa produção mais industrializada, pela empresa Sabores de Santa Clara. Sob a marca «Fábrica do Rebuçado», estes são apresentados em latas atractivas, de cor amarela e preta, nas quantidades de 6, 12 e 18 rebuçados.
Não quero despertar inveja, mas o meu presente foi um saco, de fabrico particular, que tem seguramente mais de meio quilo de rebuçados. Vou-me deliciar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta nossa doçaria...,não sei como
ainda não a proibiram.Eu tapo os olhos com tais tentações,bem,espreito
um bocadinho e quando puder vou à loja.
José

Unknown disse...

Olhe que os feitos em Alcácer do Sal são igualmente muito bons. O ponto do açúcar é diferente, creio que ponto pérola,de textura mais branda e com um quebrar, na boca, do invólucro de açúcar que eu pessoalmente prefiro.
Desejo-lhe bons momentos de boa boca.

Ana Marques Pereira disse...

Desconhecia que em Alcácer do Sal também faziam rebuçados de ovos. Há na realidade outros locais em que se fazem e lembro-me de já os ter comido, mas não tenho presente onde.
A diferença do ponto de açúcar envolvente é interessante.
Um Bom Ano de 2010.