segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Uma receita de Fondue Bourguignonne ... num lenço de assoar

Eu sei que tempo quente não é próprio para esta receita de fondue.
Mas não consegui esperar pelo Inverno para partilhar esta minha descoberta de um lenço de assoar dos anos 70 com uma receita culinária.

É verdade que as receitas estão por todo o lado. Mas num lenço de assoar é completamente inesperado.
No caso presente trata-se da receita da “Fondue Bourguignonne”.

Esta receita de fondue de carne deve o seu nome à região da Borgonha. Vai buscar esta designação ao “Boeuf Bourguignonne”, não pela composição, que inclui sempre vinho, mas pelo tipo de carne de vaca, limpa de gorduras, cortada aos quadrados, que é comum às duas receitas.

Ao contrário da fondue de queijo, que tem vários séculos, só em meados dos anos 50 começou a surgir em livros de receitas. Em Portugal, a época da grande moda foram os anos 70, data que corresponderá à do lenço apresentado. Passo por cima os preparativos referidos no lenço, de todos conhecidos, para salientar os acompanhamentos aconselhados: ovos cozidos, ananás aos quadrados, amêndoas salgadas, frutos marinados, anchovas, alcaparras, azeitonas, pimentos, pepinos e ainda 2 ou 3 molhos picantes: tártaro, vinagreta, Cumberland, bem como várias maioneses trabalhadas.
E a terminar conclui: «A fondue bourguignone nada tem em comum com a de queijo excepto a sua apresentação.» Permito-me aqui discordar. Em comum, embora menos associada à fondue de carne, têm a tradição de castigar quem deixar cair do garfo um pedaço dentro do panela da fondue.
Os castigos variam mas nenhum é tão famoso como o que se desenrola em “Asterix entre os Helvéticos”, uma das obras da dupla René Goscinny e Albert Uderzo. Quem conhece o livro identifica imediatamente a frase . «Para o lago! Para o lago com um peso atado nos pés!”.
Um castigo exagerado, há que reconhecer, mesmo para um comilão.

4 comentários:

T disse...

Muito me ri eu a ler esse Astérix. E os suiços sempre e enervantemente a lavarem tudo:)
Fiquei com essa imagem dp fondue retida na memória:) Muito falta faz o Goscinny.

Daniel Costa disse...

Ana Marques

Peço perdão pela minha falha. Em Portugal só conheci o licor Natal de que falei. Era de venda exclusiva da Gijinha Popular, Rua das Portas de Santo Antão e Ginginha Avanida, Avenida da Liberdade. O nome da firma era Salgado & Martins que o fabricava, como a própria ginginha, capilé, salsaparrilha e outros. De uma maneira geral era assim, na firma em 1964. Com o tempo, o motivo do negócio deixou de fazer sentido. Não passa de saudade.
Mail - danielcosta@tele2.pt

Reitero desculpas
Daniel

Ana Marques Pereira disse...

Agradeço a sua informação. Como entretanto não me tinha respondido meti pernas ao caminho. Por e-mail vou-lhe contactar os resultados da minha "demarche".
Obrigada pela disponibilidade.

Ana Marques Pereira disse...

Agradeço a sua informação. Como entretanto não me tinha respondido meti pernas ao caminho. Por e-mail vou-lhe contactar os resultados da minha "demarche".
Obrigada pela disponibilidade.