sábado, 22 de agosto de 2009

Ameixas de Elvas, um doce tradicional - 2

A indústria da ameixa confitada teve o seu início em 1834 com José Guerra, com a fundação da Fábrica José da Conceição Guerra & Irmão, em Elvas.
A fábrica a vapor, um dos progressos do século XIX, produzia frutas em conserva de açúcar, especialmente ameixa, mas também se dedicava à preparação de azeitonas verdes.
Em 1894 fundou a fábrica a vapor de Sopa Juliana, a única então existente em Portugal.
A qualidade dos seus produtos era reconhecida no país e internacionalmente, o que lhes valeu 47 grands prix, 147 medalhas de ouro, para além de medalhas de prata, num total de cerca de 203 prémios. As ameixas eram comercializadas em caixa de cartão circulares, com um grafismo apurado, em que constavam as medalhas com que haviam sido agraciados, muito ao gosto do final do século XIX. Existiram várias outras fábricas, como dissemos no post anterior, mas a grande maioria já deixou de laborar. As caixas de feitio oval, forradas manualmente a papel com um predomínio de temas alentejanos, foram produzidas pela empresa Pina & Martins. As embalagens apresentadas são dos anos 80.
A empresa "Frutas Doces", em Elvas, foi fundada em 1919 por Manuel Candeias e em 1970 a firma passou para o seu afilhado, Mário Renato da Conceição. Em 1999, foi o seu filho Luís Silveirinha da Conceição que tomou conta do negócio. Continuam a produzir ameixas d’Elvas, como é prova a caixa que deu azo a estas notas.

Presentemente encontramos registo de uma empresa localizada na Zona Industrial de Estremoz, a Confibor que produz essencialmente o produto regional denominado Ameixa D’Elvas, com a marca Convento da Serra. Também a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), de Elvas, continua a fabricar as célebres Ameixas d’Elvas.

Normalmente as ameixas são comercializadas em caixas de cartão ou madeira, redondas e rectangulares. Para as ameixas em calda, usam-se boiões de vidro com tampas cobertas com arrendado de pano, ou, tampas metálicas correntes. Já lá vai o tempo em que às caixas se associava a arte do papel recortado, como se pode ver uma amostra na foto apresentada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!

Parabéns pelo seu blog, está muito interessante. Adorei estas caixas de Ameixas d'Elvas das quais sou fã há muito tempo, mas não conhecia estas fábricas.
Sabe por favor dizer-me se alguma destas fábricas ainda trabalha e quais os seus contactos?


Obrigada,

Ana

Ana Marques Pereira disse...

Obrigado pelas suas palavras.
Sei que a empresa "Frutas Doces" continua a laborar. Apenas tenho o contacto do filho Luís M Silveirinha Conceição R. Martins Mendes 17 - A/C Elvas, ELVAS, PORTALEGRE 7350-081
tel: 268628364

Entretanto adquiri uma outra caixa de outra empresa que eu desconhecia e sobre a qual falarei mais tarde, porque algumas pessoas achariam agora "ameixas a mais".