quarta-feira, 29 de abril de 2020

Uma Ementa de 29 de Abril de 1965

 Faz hoje 55 anos esta ementa destinada às comemorações promovidas pelo Comissariado de Turismo, intituladas «Abril em Portugal». O cartaz que acompanhava esta campanha promocional, de autor desconhecido e feito na Litografia Costa & Valério, era precisamente igual à capa desta ementa. 
Esta diz respeito ao almoço e podemos ver a Ementa do Dia, que custava 70 escudos com vinhos incluídos.
Eram mencionados os «Vinhos do Dia», podendo o cliente escolher qual o que achava mais adequado para acompanhar os aperitivos, as conservas e o peixe, a carne, o doce e a fruta e por fim o café. Não se ficava por aí a escolha. 
Na página seguinte era apresentada uma extensa Lista de Vinhos que iriam ser servidos durante a temporada.

A ementa, de grandes dimensões (27 x 37 cm), incluía ainda uma lista de outros pratos para além da Ementa do Dia e que o cliente podia escolher em alternativa.

Estas refeições tinham lugar no Restaurante «Mercado de Abril» no Museu de Arte Popular em Belém, que continuou a funcionar nos anos que se seguiram. Veja-se no entanto os anúncios publicados em 1967 em vários jornais que nos mostram uma ementa, aparentemente, mais simples, mas igualmente com pratos portugueses. 
Diário Popular 13-5-1967
Recorde-se que foi associada a estas campanhas promocionais que surgiu a canção «Avril au Portugal». Inicialmente cantada por Yvette Giraud, com letra de Jacques Larue, baseava-se no fado canção Coimbra, composta por Raul Ferrão e que a cantora francesa ouviu Amália Rodrigues cantar e a quem pediu autorização para a transformar. Foi um sucesso.
Aqui fica a mesma para acompanhar a refeição.

Sem comentários: