segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Uma garrafa Tio Pepe vestida a preceito

Colecção da autora
O Tio Pepe é um vinho fino do tipo Jerez feito com uma casta de uva branca Palomino. É um vinho protegido pela Denominação de Origem Jerez-Sherry-Xérès, sendo produzido na área demarcada de Jerez de la Frontera, na Andaluzia, no sul de Espanha.
Imagem tirada do Pinterest
Esta conhecida marca faz parte da produção da firma González Byass que foi fundada em 1835 por Manuel María González Ángel. Desde então a empresa tem tido várias associações mas mantém-se na família González e vai já na 5ª geração. 
O verdadeiro Tio Pepe. Foto da internet
Manuel Maria era jovem quando empreendeu este negócio e foi apoiado pelo seu tio materno José Ángel y Vargas, o Tío Pepe. O vinho com o seu nome foi criado logo em 1844, embora a marca só tenha sido registada em 1888.
Fotografia publicitária de 1953. Colecção da autora.
No centésimo aniversário da firma o director da publicidade da empresa, Luis Pérez Solero, teve a ideia de vestir as garrafas com diferentes trajes típicos. Desconheço o que aconteceu aos outros modelos mas a garrafa do Tio Pepe ganhou uma apreciação imensa com a sua forma humanóide com um grande chapéu na cabeça, uma capa andaluza vermelha e a guitarra. 
Imagem tirada do Pinterest
Associamos esta insígnia a Espanha tal como nos acontece com o touro da Osborne, que em tempos estiveram espalhados pelo país. Ao longo dos anos, e apesar das modas, a imagem tem-se mantido porque agrada às pessoas, embora tenham surgido interpretações modernas deste tema.
Associação da bebida aos toureios
Esta garrafa vestida a rigor, com «traje de luces», que resulta da associação desta bebida aos toureiros como a publicidade da época salientava é uma delícia regressada do tempo em que se enfeitavam as garrafas.

P:S: Não posso terminar sem lhes mostrar um filme publicitário antigo divertidíssimo. Se não ficarem com um sorriso nos lábios é melhor começar a tomar um antidepressivo.



3 comentários:

Rosário disse...

Já vi e não preciso de anti-depressivo! Muito giro!

Ana Marques Pereira disse...

Rosário,
Fico feliz por teres passsado no teste. Não esperava outra coisa. Bj.

Unknown disse...

As curiosidades que a Ana descobre... mesmo engraçado! Quem não se lembra destas "personagens engarrafadas"? E das excursões a Badajoz organizadas pela RODARTE para as ir comprar?