domingo, 5 de junho de 2016

Museu virtual: Copo enganador

Nome do Objecto: Copo enganador

Descrição: Copo de parede dupla, de forma troco-cónica, sem pé, apresentando a parede interior forma cónica. A base do copo, em vidro mais espesso, encontra-se perfurada no centro, onde entra uma pequena rolha que permite reter líquido no seu interior. A parede exterior apresenta desenhos vegetalistas gravados a ácido.

Material: Vidro transparente.

Época: Primeira metade do século XX.

Marcas: Não tem.

Origem: Adquirido no mercado português.

 
Grupo a que pertence: equipamento culinário.

Função Geral: servir alimentos.

Função Específica: servir bebidas

Nº inventário: 2164
Copos Bodum

Objectos semelhantes: 1- Copos modernos da Bodum, de parede dupla, para bebidas quentes ou frias. Funcionam como isolantes e não permitem o acesso ao interior.
 2 - Outro tipo de copos semelhantes eram usados no Carnaval. Continham entre as duas paredes um líquido, mas apresentavam-se vazios no interior servindo para brincadeiras.
Observações: As características do copo assemelham-no a copos enganadores. Estes contudo são habitualmente de paredes espessas, parecendo conter mais líquido do que realmente contêm, pelo que eram de uso comum em tabernas. Em casa eram destinados aos anfitriões para poderem fingir que bebiam mais do que parecia, mantendo a lucidez. Apresentei já um desses copos como objecto mistério. A quem interessar pode ver aqui a resposta. 

2 comentários:

Manuel Tomaz disse...

Se bem me lembro, eram com estas características os chamados "copo de três" que há muitos anos se usavam nas tabernas.

Ana Marques Pereira disse...

Manuel Tomaz,
É verdade se aplicado aos copos de base e parede espessa, mas não a estes.
Cumpriemntos