terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Papéis de prateleira de Natal

Durante uns anos andei pelo país a visitar cozinhas tradicionais. Desse trabalho apenas foi publicado o texto referente às cozinhas senhoriais. Ficou o texto e as fotografias das cozinhas conventuais e populares a aguardar melhores dias.
No que respeita às cozinhas populares um dos aspectos mais interessantes diz respeito ao uso de papel para adornar as prateleiras e os móveis. Designados “papel de prateleira ou de louceiro” eram impressos em cores vivas e apresentavam motivos variados alegrando as cozinhas ao gosto das donas de casa.
Foram usados em todo o país mas encontrei-os mais facilmente nas cozinhas do centro de Portugal.
Comecei a comprá-los quando apareciam e hoje tenho algumas dezenas de modelos que demonstram a sua variedade. Muitos desses modelos podem ser vistos no artigo escrito no Almanaque Silva, para onde os remeto evitando duplicação.
As pessoas mais pobres substituíam-nos por papel de jornal recortado, imitando o desenho de rendas, o que facilitava a sua substituição, sobretudo quando eram usados em locais de maior degradação, como nas prateleiras suspensas das paredes das chaminés.
O que eu não tinha visto até agora eram papéis de prateleira com imagens natalícias. Devia ser um luxo substituir os anteriores por estas folhas adaptadas à época.
Estes dois exemplos fizeram-me recordar tantas cozinhas que visitei e merecem serem mostrados. São já uma forma de nos integrar no espírito de Natal.

4 comentários:

Ivete Ferreira disse...

Ana
Gostei muito das suas imagens, tão bem acompanhadas pelo texto. É curioso, pois, há tempos, também comprei uns papéis de prateleira que estavam esquecidos numa loja de aldeia juntamente com uma série de penas de lousa. Lembra-se? Havia as de leite, mais brandas, e as normais, um pouco mais duras e que arrepiavam os nervos quando riscavam.
Um Bom Natal, cheio de doces tradicionais e de alegria.
Um beijo
if

Ana Marques Pereira disse...

Ivete,
Agradeço o seu comentário. Desejo-lhes igualmente um Natal Feliz. Um bj

Gabriela disse...

Boa noite,
Este post tem muito significado esepcail para mim, pois realmente lembro-me de a minha querida avó, que nasceu em 1909, em Santa Maria da Feira, me contar que quando era pequenina, para alegrar a sua mãezinha que voltava a casa sempre cansada da lide do campo e de vender fogaças, arrumava muito bem a cozinha e decorava, segundo a sua descrição, exactamente assim as prateleiras. Com papel de jornal, no qual fazia recortes para emitar renda. Eu pensava até agora, que era uma criação da minha avó, mas agora percebo que era uma tradição. Eu inspirada na ideia, até já tentei fazer algo semelhante para a minha cozinha, usando a técnica de recorte dos flocos de neve, mas as decorações de prateleira não me sairam muito bem. Se tivesse alguma foto com um exemplo da época, ficaria muito agradecida.
Parabéms pelo seu interessantissímo blog!
Cumprimentos desde Viena de Áustria, onde resido.
Gabriela Pinheiro

Ana Marques Pereira disse...

Gabriela,
Tirei fotografia de prateleiras com papel de jornal num pequeno museu de Penacova.Nas cozinhas particulares é já muito difícil encrontrá-los. Procurei essas fotos para as publicar mas não as achei. Tive um crash num disco externo e perdi muita coisa. Mas é possível que ainda aparecem noutro local porque tenho as fotos desorganizadas. Deixe-me o seu mail e se aparecerem terei todo o gosto de as enviar ou, em alternativa, de as publicar. Obrigado pelas suas palavras