domingo, 23 de junho de 2013

Um cartão recortado de Cottinelli Telmo

José Ângelo Cottinelli Telmo (1897-1948) ficou conhecido principalmente como arquitecto e cineasta. Como arquitecto trabalhou para a CP entre 1923 e 1948 e dele podemos ver a emblemática estação ferroviária de Sul e Sueste, no Terreiro do Paço em Lisboa (1931). Em 1939 foi nomeado arquitecto chefe da Exposição do Mundo Português (1940) tendo sido responsável por vários pavilhões.
Só isto já chegava para lembrar a sua memória mas foi também realizador do filme que mais ficou no coração dos portugueses: «A canção de Lisboa», onde as personagens interpretadas por Beatriz Costa, Vasco Santana e António Silva nos fazem sorrir sempre que revemos o filme.
A sua obra foi ainda mais diversificada e abrangeu outras áreas como o desenho, a música e a banda desenhada. É esta actividade que queremos aqui recordar com este recorte de uma banda de música recortada, com figuras móveis, que no fundo integra vários dos seus interesses.
Cotinelli Telmo foi um dos fundadores da revista infantil ABCzinho onde criou um dos primeiros heróis da banda desenhada portuguesa: o «Pirilau».
Escolhi uma das suas capas adequada à época com a representação do Santo António com um menino ao colo. À volta da sua imagem pode ler-se: «Dentro uma linda construção com movimento. Vejam!».
Estes recortes conservaram-se menos do que as revistas e é provável que este fizesse parte de uma dessas publicações. Um desenho de traço simples e cheio de humor que permite despertar a magia do movimento num cartão e é uma oportunidade para aqui recordar Cottinelli Telmo, uma personalidade multifacetada, que a memória foi esquecendo.

8 comentários:

T disse...

Há umas semanas comprei uma colecção de Abczinhos encadernados na nossa feira. Vou ver se pertence:)
Comprei salicórnia e venho pedir-lhe ajuda para a sua conservação. Em vinagre,
é? Beijinhos

Ana Marques Pereira disse...

Olá T,
Pode fazer pickles (veja a minha receita), mas também pode congelar.
Quando quizer pode fazer peixe no forno sobre uma cama(modas!) de salicórnia, por exemplo. Bom proveito. Um bj

T disse...

Obrigada Ana:)
Congelar é o preceitro normal, ou requer algum cuidado?

Ana Marques Pereira disse...

T,
Congela sem qualquer tratamento. Como os talos são finos não é necessário escaldar.

T disse...

Obrigada Ana:) Desculpa estas perguntas todas, mas sou uma noviça na salicórnia. Como tive alguma dificuldade em comprar, adquiri três caixinhas. Para ver, fui comprar a Tavira salicórnia de Alcochete:)
Estou entusiasmada, sobretudo porque sou hipertensa e tenho que vigiar o sal. Tenho usado ervas várias, mas esta é bastante boa:)

Carlos Caria disse...

Olá Ana,
Bom artigo como sempre.
Tenho por cá um botão de lapela com um palhaçito com a designação Pirilau, penso ser este o heroi da banda desenhada.
Abraço amizade
Carlos Caria

Carlos Caria disse...

Olá Ana,
Tenho por cá por casa um botão de lapela, com um palhaçito ou arlequim, que penso ser o heroi da banda desenhada Pirilau, pois tem essa designação.
Abraço de amizade
Carlos Caria

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Temos que os comparar.
Um abraço