segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A Fábrica de Bolachas Paupério - 2. As embalagens.

 Como prometi no último poste, vou falar das embalagens de Bolachas da Fábrica Paupério.
 A razão deste tema prende-se com o meu gosto por caixas mas tem sobretudo a ver com os novos modelos de embalagens que esta fábrica pôs agora à venda e que se baseiam em modelos antigos.
Existem ainda na fábrica 4 modelos de tampas das primitivas embalagens, encaixilhados, quando a venda de bolachas e biscoitos era feita em caixas de folha-de-flandres revestidas a papel. Por serem menos resistentes que as embalagens em folha de lata litografadas são hoje mais difíceis de encontrar.
 Através de um antigo catálogo pudemos também constatar os modelos utilizados nas décadas de 1950-1960, caixas ao gosto da época, em folha de flandres, sextavadas, com cartelas com paisagens e outras mais clássicas cúbicas em dois tamanhos.
Desde há cerca de três anos começaram a produzir caixas em cartão branco e azul, bem como pacotes mais pequenos, em cartolina nas mesmas cores, que reproduzem um dos modelos iniciais.
Nelas são visíveis as medalhas ganhas na Exposição de Filadélfia em 1876, da Exposição do Rio de Janeiro de 1879 e da Exposição Horticola-agrícola que teve lugar no Porto, em 1877, no antigo Palácio de Cristal, cuja imagem se pode ver em posição central.
Este ano, antecipando o Natal, lançaram dois novos modelos em lata, em tronco de cilindro, uma reproduzindo um dos modelos anteriores em amarelo e laranja (que Gianni Versace se ainda fosse vivo não desdenharia) e uma outra mais clássica, ao gosto inglês, com a imagem de dois meninos novecentistas.
Já estão à venda e eu fui comprá-las só para lhes mostrar. O que eu faço pela indústria nacional!.

7 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe, onde se vendem estas caixas de biscoitos?

Ana Marques Pereira disse...

Anónimo,
Por favor escreva-me para o mail garfadasonline@gmail.com e eu digo-lhe onde comprei.

Carlos Caria disse...

Por vezes fazemos mais pela Industria Nacional, que os "nossos" governantes.
Abraço

-pirata-vermelho- disse...

Lindíssimas.

Quais eram usadas nos 'bonecos da bola'?

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Acho que tem razão. Um abraço

Pirata Vermelho,
Não sei responder à tua questão,mas ná eram seguramente estas. Bj

Anónimo disse...

tem lá bolachas araruta?

Ana Marques Pereira disse...

Anónimo,
Fabricam também bolachas Araruta.