domingo, 31 de julho de 2011

Um bote na praia da Figueira da Foz

A praia da Figueira da Foz é hoje um extenso areal. Para chegar ao mar há que caminhar por uma passadeira de madeira.
Na parte mais alta situam-se as barracas e os toldos, de riscas coloridas, que aumentam a beleza da praia. Depois há que descer e chega-se ao mar, de cores puras.
Falamos da praia da «Bola Nívea». A bola publicitária foi lá colocada há, talvez, 50 anos, numa época em que as pessoas se bronzeavam.

Perto desta, a meio caminho entre a terra e o mar, fica um pequeno restaurante de praia. «O bote».
Na altura, com o mar mais perto, servia de ponto de vigia dos banhistas. Hoje, no tempo dos protetores solares, lá se mantém, como um marco. Parece sempre lá ter estado.
Na esplanada, sob um chapéu de sol, respira-se uma brisa agradável.
A ementa é simples, mas apurada. Come-se sobretudo peixe.
No dia privilegiado em que lá estive comi percebes, carapauzinhos fritos, biqueirões grelhados e os mais esfomeados comeram sardinhas assadas com pimentos e batatas cozidas.
A acompanhar pode escolher-se cerveja ou um bom vinho a copo, numa selecção feita pela mulher do proprietário, que é enóloga.
No final a conta foi uma agradável surpresa.
Desconfia-se destes locais de praia que muitas vezes, são caros e maus. Aqui passa-se o contrário. Quem o sabe são os turistas, em especial os espanhóis. A praia da Figueira teve desde sempre um grande número de espanhóis a passar a época balnear. Para alguns é a praia que lhes fica mais perto.
Já descobriram o restaurante e à hora de almoço lá vêm eles com as famílias saborear o nosso bom peixinho ou os petiscos do dia. O Bruno, o proprietário, recebe-os bem e eles voltam todos os dias.
Os portugueses, com medo da crise, passam ao lado, o que é pena.
Vale a pena experimentar.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro percebes! A primeira vez que comi, a Clara tinha 10 meses e tb os provou pela primeira vez! Acho que foi o encontro dela com o sal! Foi na Praia Grande, em Colares, um lugar mágico!

Beijinho grande Ana!
schacim