quarta-feira, 16 de março de 2011

A Ovomaltine

Embalagem comercializada entre 1942 e 1954
Lembro-me de na minha infância adoçar o leite com Ovomaltine. Era uma maneira de tornar o leite mais apetecível. Os meus pais viam nisso um suplemento alimentar e eu considerava que era a forma de diminuir os dramas que constituíam a nossa alimentação. As grandes refeições eram sempre demoradas, porque eu e o meu irmão não tinhamos vontade de comer. Mas o pequeno almoço e o lanche foram sempre mais fáceis. Eram rápidos e não havia drama. Penso que isso se ficou a dever aos vários achocolatados que fomos consumindo à medida que crescíamos. 
Fotografia de Horácio Novais. Arquivo da Biblioteca da FCG

É um campo interessante este dos suplementos alimentares, muito valorizados a partir dos finais do século XIX, e sobretudo na primeira metade do século XX. Já falámos em alguns mas voltaremos a este tema, porque são imensos.
A Ovomaltine foi criada por um químico suíço, Georges Wander, que pretendia desenvolver um complemento alimentar, na sua empresa. Após a sua morte as pesquisas foram continuadas pelo seu filho, Alberto que em 1904, criou a fórmula do Ovomaltine com extracto de malte, ovos frescos, leite puro e aromatizado com cacau. Em 1906 começou a sua produção numa nova fábrica construída em 1904, na cidade de Berna, sob o nome da empresa de seu pai Dr. A. Wander, que tinha sido fundada em 1865.
Lavores e Arte Aplicada 1949
O produto por nós conhecido como Ovomaltine ficou conhecido no mercado inglês como Ovaltine. Tal como acontecia no registo das nossas crianças, antigamente, houve um erro com o registo da marca, em Inglaterra, em 1909, e ficou com um nome diferente. A fábrica inglesa, dedicada à sua produção, teve imenso sucesso e tornou-se exportadora para os Estados Unidos, até que, em 1919, foi construída uma fábrica em Chicago.

A Ovomaltine não se destinava apenas às crianças. Na embalagem que apresento vem escrito: «É o alimento ideal do sportman, do atleta, bem como do sábio ou do homem de negócios, e enfim de todas as pessoas que dispendem esforços físicos ou intelectuais.
Modas e Bordados 1939

O grande sucesso da bebida deveu-se ao facto de ser aconselhada por médicos. É novamente a embalagem que nos informa: «A Ovomaltine contém uma grande proporção de fósforo orgânico, assimilável em forma de lecitina. É pois um alimento incomparável em todos os casos de neurastenia e esgotamento cerebral. .... Preciosa quando do tratamento das doenças orgânicas, bem como para a alimentação dos adolescentes, dispépticos e febris.... Em uso permanente nos sanatórios de Davos e Leysin».
Esta última referência é extremamente interessante porque se referia a dois dos principais sanatórios suícos, numa época em que a tuberculose grassava pela Europa.
Poster c. 1950 do designer gráfico Pierre Gouchat (1902-1956)
Para a divulgação da bebida muito constribuiu a publicidade que, com frequência, foi entregue nas mãos de bons publicitários ou designers gráficos, que passavam as mensagens referidas.
Poster de 1963 do designer gráfico Celestino Piatti (1922-2007)
Hoje a Ovomaltine continua a usar-se em Portugal. Mas já não tem o fascínio que tinha naquela época. Tem demasiados competidores e as crianças demasiadas solicitações. Presentemente a preocupação quanto à alimentação centra-se na forma de restringir calorias, uma vez que temos um número de crianças cada vez mais obesas.
Custa a perceber como se inverteu esta tendência.

6 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

Tinha um sabor inconfundível de que me lembro e que em nada se compara ao de hoje (que todavia continuo a usar - vê a força da fixação!).
Havia um 'sucedâneo' irritante e açucarado de marca Toddy - uma zurrapa comparado com esta delícia.

(vais ser canonizada, na Nova Ordem...)

Ana Marques Pereira disse...

Pirata Vermelho,
Por aqui se vê que continuas jovem. Ou será que o tomas por ser "sportman"?
Um abraço

Carlos Caria disse...

A Ovomaltine também foi fabricada em Portugal, pela fabrica da Wander, na Av Infante D. Henrique em Cabo Ruivo,até ao seu fecho.
Hoje no mesmo local está uma marca da máquinas para garagens .Karcher

Anónimo disse...

Também havia os adeptos do Milo, concorrente do Ovomaltine. Em minha casa só se tomava Milo. Se bem melembro tinha uma embalagem verde com letras pretas. Juntavam-se as tampas e depois recebiamos prémios. Era o marketing. Nos detergentes, também havia os adeptos do OMO e do TIDE.
Isabel Kiki

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Obrigado pela sua informação que desconhecia.
Um abraço.

Ana Marques Pereira disse...

Isabel Kiki,
Também há-de chegar a vez do Milo.
BJ