sábado, 4 de setembro de 2010

O Festival das Confrarias Gastronómicas em Lisboa

Hoje ainda e amanhã pode passar pelo Mercado da Ribeira e ir visitar o Festival da Confrarias Gastronómicas.
É uma pequena feira onde se podem ver os principais produtos que as confrarias defendem. Estão representados os trajes característicos das confrarias e se quiserem, podem adquirir alguns dos produtos regionais. Estão presentes os produtos da Madeira e Açores, os de Penacova, Vila Nova de Poiares, Penacova, Aveiro, Ribatejo, Tentúgal, Serra da Estrela, etc. Podem também encontrar-se alguns representantes de outras confrarias menos conhecidas como a do nabo, que não parecia despertar qualquer interesse ou exposições de produtores como o da Casa do Sal da Figueira da Foz. A bancada da Confraria do Nabo
Confraria o Moliceiro da Murtosa

Pode adquirir doces, vinhos, enchidos, barros, sal, queijos, etc. O aspecto mais interessante é passear pela feira para ver mas sobretudo para falar com as pessoas e descobrir as suas actividades e motivações.

O meu amigo Arménio da Confraria de Tentúgal e as Queijadas feitas no seu restaurante Casa Arménio

No primeiro andar estão instalados restaurantes que permitem experimentar alguns pratos regionais. Como visitei a feira no início da manhã tive a oportunidade de ver o desfile das confrarias, de que apresento algumas imagens. Em relação às confrarias gastronómicas a minha posição foi sempre um pouco ambivalente. Tive sempre a impressão de que se tratava de um conjunto de comilões que arranjaram um bom pretexto para comer. Mas não há dúvida que têm um papel meritório na divulgação dos produtos que escolheram defender e funcionam como um pólo de desenvolvimento da região.
Este festival permite um encontro dessas regiões com os lisboetas na medida em que nos traz os alimentos que identificamos como tradicionais.
Uma iniciativa a incentivar.

2 comentários:

Carlos Caria disse...

Ana estas confrarias, algumas delas verdadeiras tertúlias, tiveram a sua origem nos grupos de amigos que existiram pelas tascas, carvoeiros, adegas, casas de pasto, e tabernas por Lisboa, de nominados a altura deGrupos Excursionistas, Jantarias ou Almoçaristas, sobre os quais tenho recolhido algum trabalho para um dia quem sabe escrever um pouco sobre os mesmos.
Tenho pena de não ter podido assitir ao desfile, mas...., ficam as imagens da sua recolha.
Abraço de amizade
Carlos Caria

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,

Tenho mais algumas fotos do desfile e das bancadas, com os fatos e os estandartes.
Se quizer depois envio-lhe.
Um abraço