quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um serviço de louça para criança de Peter Fraser

Tive a sorte de adquirir um conjunto raríssimo de louça para criança. Trata-se de um serviço composto por 5 peças, com um prato raso, um prato para papa, um prato para sopa, uma caneca e um copo. O conjunto vinha acompanhado por um pequeno livro, da autoria de Peter Fraser, intitulado «Animal Frolics». Peter Fraser nasceu nas Ilhas Shetland em 1888. Entre 1907-1910 trabalhou em Londres e estudou na Central School of Arts & Crafts. Foi ilustrador de vários livros e caricaturista, tendo publicado o seu primeiro desenho no Punch, em 1912. Trabalhou depois em vários jornais e revistas.
O seu primeiro livro foi Funny Animals, publicado em 1921. Durante os anos seguintes continuou a trabalhar para várias revisitas fazendo desenhos infantis.
Na área da publicidade desenhou para a empresa de tabacos Stephen Mitchell desenhando cartões para acompanhar os cigarros, bem como para uma empresa de confeitaria chamada H. J. Packer, de Bristol, com um trabalho gráfico idêntico, em 1936.

Durante os anos 30 criou a figura de um cão, de raça terrier, que viria a tomar um papel importante no livro Tufty Tales, publicado em 1932. Quando começou a II Guerra Mundial foi encarregue pelo Ministro da Informação para desenhar um poster que se destinava a encorajar as pessoas a produzirem alimentos nos jardins de suas casas. O seu desenho de um jardineiro, com um ancinho às costas e com um cesto cheio de vegetais, tornou-se numa das imagens mais famosas das campanhas de incentivo durante a guerra. A própria mensagem «Dig on for Victory», transformou-se numa palavra de ordem.
Durante os anos 40, juntamente com a sua mulher Edith Fraser, publicou uma série de livros infantis. De entre eles salientam-se títulos como Chuffy, Floppity-Hop e Helping Mrs Wigglenose.

Embora tenha encontrado informação de que esta louça data dos anos 40, penso que será dos anos 50 a série de louça intitulada «Animal Frolics». O nome de Peter Fraser vem na base de todas as peças, bem como o numero de registo 846382.

Esta louça foi feita na Fábrica de James Kent, Ltd, intitulada «Old Foley Pottery». Situada em Longton, no Staffordshire, teve o seu início em 1897 e seria demolida em 2006.

As palavras “Old Foley Pottery" passaram a ser usadas nas peças depois de 1955, pelo que acredito que é dessa data este conjunto de louça infantil.

Quanto ao livro que acompanha este serviço conta a história de uma vila onde viviam vários animais. As principais personagens são o Elefante, o Porco, o Esquilo e o Urso, cada uma com as suas características. No livro recomenda-se que as crianças observem os animais representados nas várias peças, incluindo o esquilo que não consegue pescar um peixe e que vem desenhado na caneca e no copo. Peter Fraser retomou aqui um tema em que havia colaborado anteriormente. Intitulado igualmente «Animal Frolics», continha seis poemas da minha apreciada Enid Blyton. Foi ilustrado por Peter Fraser e por M. Claytone e a primeira edição data de 1926.
Há encontros felizes.

5 comentários:

Elia disse...

Que giro teres feito este achado de loiça infantil com uma história atrás. Acho que não vou mais mandar vir contigo por causa das tuas compras de loiças e não só... Só mais uma pergunta: e onde é que as guardaste??
Élia

Ana Marques Pereira disse...

Deixares de me censurar pelas minhas compras já é bom. Afinal servem para alguma coisa, pelo menos para escrever postes. O problema continua a ser onde guardar as minhas descobertas.

Anónimo disse...

Olha quem também anda por aqui, a Élia! Beijinhos!
De facto, Ana, como é que arranja tempo para a)comprar, b)investigar e c)pôr no blog?
Estou a gostar muito e a aprender mais. Estou pronta para o próximo objecto mistério.
Beijinhos aqui de Toronto,
Rita

Vanessa Casais disse...

Descobri o blog hoje com este artigo e fiquei fã. Andava a procurar mais informação sobre um conjunto infantil de louça de Coimbra SP que hoje recebemos do avô. Ando apaixonada pela louça infantil, tenho comprado alguma em feiras de antiguidades e tenciono expo-las numa parede cá de casa. Bem haja pelo trabalho de pesquisa estou encantada com o blog.

Ana Marques Pereira disse...

Vanessa Casais,
Obrigada pelos seus comentários. Também gosto imenso de louça infantil e tenho uma grande variedade. Tenho é pouco tempo para falar nas coisas. Também já conhecia o seu blog onde uma vez fui parar. Boa sorte na sua colecção. Um abraço.