sábado, 4 de julho de 2009

Cafés Gelados Gregos 2 : Freddoccino

Falamos hoje na agradável bebida que dá pelo nome de Freddoccino.
À semelhança do “Frappé” é uma bebida gelada de café que se pode beber em qualquer esplanada na Grécia. Quando a bebemos temos a sensação de que lhe foi adicionado gelado de chocolate, tanto pelo gosto como pela consistência.
Procurei receitas para reproduzir a bebida, mas não encontrei, pela simples razão de que é uma marca comercial grega. Pode comprar-se o pó no supermercado e fazer-se em casa. Para isso bate-se num batedor ½ copo de leite com gelo e depois juntam-se 2 colheres de pó do produto comercial. Em alternativa pode pedi-la num café grego, onde é servido num copo próprio com o nome da bebida e a imagem de uma jovem estlizada. Um sucesso garantido no gosto e na imagem. O fabricante do Freddoccino afirma que os principais ingredientes são o açúcar, xarope de glicose seco, cacau, café instantâneo e leite desidratado. Neste momento no mercado grego encontram-se dois tipos desta bebida: o original e o moka. No entanto o fabricante recomenda variações pela adição de xaropes comerciais como caramelo, avelã, morango, banana ou outros, à venda também na Grécia. Não experimentei nenhuma destas modalidades e confesso que também a sua descrição não me entusiasma tanto como as clássicas bebidas de café geladas.
A bebida é na realidade grega, embora a sua inspiração venha de Itália e se refira a outra bebida de café, o freddo cappuccino.
Na impossibilidade de ter acesso ao produto original pode sugerir-se uma alternativa caseira, que fica com gosto parecido.

Receita de “Freddoccino” caseiro

Ingredientes para 2 pessoas:

1 copo de licor de Baileys
2 colheres de chá de café instantâneo
1 chávena de leite
1 bola de gelado de baunilha
1 colher de chá de açúcar
4 cubos de gelo
Chocolate em pó
Numa batedeira juntar o gelo, o gelado, o café em pó, o açúcar e o leite.
Bater bem.
Servir em copos gelados polvilhados de chocolate e polvilhados por cima.
Experimente esta receita como base e corrija-a da próxima vez, se for caso disso. De acordo com o seu gosto pode aumentar o açúcar, o licor ou o gelado ou substiui-lo por gelado de chocolate.
Prometo uma boa experiência.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vou experimentar tem um óptimo aspecto e os ingredientes são bastante convidativos, para saborear fresquinho ao final do dia. Ainda por cima para quem está de "FÉRIAS"!!!!!!!...........
Paula

Ana Marques Pereira disse...

Boas férias e aproveite para descansar e tomar um café fresquinho. É sucesso garantido.

Francisco Moura disse...

Já provei o Freddoccino em Creta, uma delícia! Mas eu criei uma receita e vai mais ingredientes bem diferentes do original, ficou parecido com um sabor mais brasileiro.