quarta-feira, 11 de março de 2009

Julia Child, a apresentadora da cozinha francesa aos americanos

Faltando ao prometido, ainda não é hoje que falo na cozinha de Julia Child.
Porque primeiro se justifica falar na própria, uma vez que para a maioria dos portugueses o seu nome pouco dirá.

Como imagino que não tenham a noção da importância desta personagem para o povo americano, conto um pouco da sua biografia e actividade.
De forma sucinta, pode dizer-se que foi ela a introdutora da cozinha francesa nos Estados Unidos.
De um modo simples, na sua voz esganiçada, que ainda hoje se pode ouvir no Youtube, explicou aos americanos como se podia comer bem em casa, confeccionando a sua própria comida. A gravação em que ensina aos americanos a fazer uma omelete à francesa é de uma ingenuidade que nos surpreende. Mas é necessário reportarmos-nos à época e ao público alvo.

Só para dar uma ideia do interesse que a sua vida suscitou acabou de ser estreado um filme intitulado “Julie and Julia”, que segue o seu trajecto de vida em França, com o seu marido e seu grande impulsionador na área da culinária. Baseia-se no best seller internacional de Julie Powell, vencedor do primeiro Blooker Prize (que premia livros baseados em blogs) e nas memórias escritas pela autora e publicadas no livro “A minha vida em França”. Realizado por Nora Ephron, tem como actriz principal Meryl Streep no papel de Julia. A sua vida foi diversificada e levou-a a percorrer várias actividades, entre as quais se lhe atribui uma bem misteriosa, como o facto de ter sido espia , a favor dos americanos, durante a sua estada na Ásia. Viveu no Ceilão (Sri Lanka) e na China.
Em 1946 casou-se com Paul Child, igualmente americano, mas que vivera em Paris, onde adquiriu o gosto pela gastronomia. Quando em 1948 o casal foi viver para Paris, Julia iniciou o seu enamoramento com a cozinha francesa. Durante este período inscreveu-se na famosa escola de culinária “Cordon Bleu”. Teve a possibilidade de conhecer vários chefes de cozinha ao fazer parte de um clube feminino, o " Cercle des Gourmettes", onde se relacionou com Simone Beck, reputada chefe de cozinha e Louisette Bertholle. Foi esta última quem convidou Julia Child para colaborar com ela num livro de receitas francesas destinado a americanos, “Mastering the Art of French Cooking” ("Dominando a Arte da Cozinha Francesa").
Desta associação sairia também, em 1951, uma escola de culinária itinerante, digamos, chamada L'Ecole des Trois Gourmandes, destinada a americanas.
O grande sucesso de Julia Child deveu-se ao papel de apresentadora de culinária da televisão americana e à autoria de inúmeros livros sobre o tema.
O primeiro programa de televisão teve inicio em 1963 e foi emitido durante 10 anos. Chamava-se “The French Chef”. Foi um programa didáctico em que Julia introduziu o tema da cozinha francesa aos americanos. Foi com base nesses programas que publicou o seu segundo livro, em 1961, “The French Chef Cookbook”, que foi um sucesso. Segui-se, em 1971, o segundo volume de “Mastering the Art of French Cooking”, em colaboração com Simone Beck. O quarto livro seria “From Julia Child's Kitchen”.

Durante os anos 70 e 80 Julia Child manteve um programa de culinária num programa da televisão ABC, chamado Good Morning America.
Os seus livros mais recentes foram In Julia's Kitchen with Master Chefs (1995), Baking with Julia (1996), Julia's Delicious Little Dinners (1998) e Julia's Casual Dinners (1999), que acompanhavam os seus programas de televisão.

O seu sucesso foi enorme e já em 1966 a sua cara apareceria na capa da revista Time Life.

Em 1993 foi a primeira mulher a ser eleita para o Culinary Institute Hall of Fame e em 2000 Julia foi agraciada em França com a Legião de Honra.

Retirando-se da vida activa em 2001, viria a falecer em 2004 com 91 anos e mais de 40 anos dedicados à cozinha francesa e à cruzada de a ensinar aos americanos. Os americanos, como é seu hábito, tornaram-na numa figura lendária.

25 comentários:

Anónimo disse...

Caramba, 40 anos a ensinar os americanos a comer e ainda não aprenderam!
Isabel Kiki

Ana Marques Pereira disse...

Boa visão!

Anónimo disse...

adorei, sabia muito pouco sobre ela,até porque trazia um PRÉconseito BOBO por ela ser cozinheira americana...fiquei até com vontede de ver o filme.

Ana Marques Pereira disse...

Obrigado pelas suas palavras. Tendemos sempre a ter ideias preconcebidas sobre as pessoas que conhecemos mal e que muitas vezes se revelam erradas. Ainda bem que ajudei.

Anónimo disse...

Olá Ana,

Vi ontem o filme Julie and Julia, e fiquei fascinada. Em tempos também eu já tive o encanto de cozinhar, que herdei da minha avó paterna. Perdi o encanto, com o inicio da vida de trabalho intenso que agora levamos e não nos deixa tempo para mais nada. Gostava de adquirir o livro "Mastering the Art of French Cooking", sabe onde o posso encontar?
Ana Rodrigues

Ana Marques Pereira disse...

Ana,
Pode adquiri-lo facilmente na Alibris ou na Amazon. O problema é que são 2 volumes muito pesados e o transporte fica caro.
O melhor é tentar comprá-los quando for aos USA e ter a coragem de os meter na mala. Em Portugal não os arranja. Julia Child não é conhecida aqui e nunca vi nenhum livro dela à venda em Portugal.

Anónimo disse...

Obrigada, Ana.
Já agora uma não sei se me pode dar uma dica, como se volta a ter o "prazer" de cozinhar?

Ana Marques Pereira disse...

Essa pergunta é complexa. Depende tudo da nossa cabeça, dos nossos horizontes, dos nossos projectos. Uma pergunta dessas exige uma conversa e não uma resposta num comentário de blog. Estou disponível para o fazer, quando quizer.

Unknown disse...

Adorei o filme Julie & Julia. Antes do filme não sabia de sua existência, hoje estou como um louco atrás de seu livro e programas de tv.

Ana Marques Pereira disse...

É notável o interesse que o filme tem despertado pela figura de Julia Child.

Anónimo disse...

Assisti o filme e gostei muito pois adoro cozinhar.o poso encontrar o livro da Julia em BH?
Pode me ajudar...

Anónimo disse...

desculpe-me onde encontro o livro da Julia Child, comi algumas palavras.....

Ana Marques Pereira disse...

A Julia Child escreveu vários livros e, que eu saiba nenhum está à venda em Portugal. Foi publicado recentemente no Brasil um dos seus livros, em português. Se domina o inglês pode encomendar através de uma grande livraria online, como a Amazon ou outra.

Viviane Simon disse...

Olá Ana...Assisti o filme e estou lendo o livro...e ao conhecer a história de Julia, me animo mais em aprender a cozinhar e a dar atenção aos detalhes..Adorei o que escreveste sobre ela..

Anónimo disse...

Adorei o filme, estou louco a procura do livro, espero que tenha uma edição em português, se não tem o negócio e comprar em inglês e traduzir, acho que vale a pena a culinária francesa e incrível! Tive minha primeira experiência em 1995 visitando uma amiga casado com um francês, ele me recebeu com um belo arroz e feijão! Estou bricando ele me recebeu com o básico do dia-a-dia de uma família francesa e fiquei maravilhado, mas nunca me atravi a conzinhar comida francesa, mas depois do filme mudei de idéia! E como costumo as vezes cozinhar, porque não a maravilhosa comida francesa de vez enquando só pra sair da rotina.
Manoel

Ana Marques Pereira disse...

Viviane Simon
Obrigado pelas tuas palavras.

Anónimo Manoel
Veja o que escrevi num dos comentários sobre a publicação dos livros de Julia Child.

Anónimo disse...

Olá, por faor eu gostaria de encontrar para comprar os livros de Julia Child, se alguém puder me informar onde eu os encontro.
Grata

Deli disse...

Assisti ao filme, excelente, vou comprar o livro e testar o Pato dessosado,o Ovo Poché, muito bom!!!

maria angélica disse...

Acabei de ver o filme aqui em São Paulo e saí do cinema encantada.... Será que encontro algumas receitas na internet? Adorei seu blog Ana Marques... Um abraço!

Ana Marques Pereira disse...

Maria Angélica,
Obrigada. Pode encontrar receitas da Julia Child no youtube,que são reedições dos seus programas televisivos.
Um abraço.

Gustavo disse...

A história gastronômica de Julia Child é baseada no clássico livro da culinária francesa, Larousse Gastronomique. Gostaria de saber se existe uma versão em português do clássico Larousse Gastronomique.
Obrigado

Ana Marques Pereira disse...

Olá Gustavo,
O Circulo de Leitores publicou em 1990 o Larousse Gastronómico em 3 volumes, escrito em português.
Tente encontrá-lo nos alfarrabistas, pode ser que tenha sorte.

Ana Maria Andrade disse...

Oi Ana, já assisti o filme duas vezes e sempre me encanta... gosto de cozinhar mas acabei me desviando deste assunto quando comecei a trabalhar fora. Sou criativa no aproveitamento de sobras e adorprovar o que faço.
Também estive procurando o livro da Julia Child em alguns sites, mas são em ingles e, acredite se quiser, não tenho facilidade e nem morro de amores por esta lingua, talvez pela dificuldade que tenho.
Mas, se de todo não conseguir, acabo adquirindo o livro em ingles e peço ao meu marido para me ajudar na tradução.
Obrigada por poder trocar algumas idéias com você.

Ana Marques Pereira disse...

Ana Maria Andrade,
Se lhe interessa em português vá procurando e acaba por o encontrar. Consegui há duas semanas um livro sobre pratas que procurava desde os anos 90.
Boa sorte. Um abraço

Juliana butteri disse...

Boa noite querida! simplesmente adorei seu blog, cai aqui procurando coisinhas sobre Julia Vhild...enfim, foi o destino! Estou indo para Portugal dia 31/05 e sou uma designer que esta migrando para gastronomia...rs. e gostaria de dicas de livros bons que retratem bem a gastronomia local, vc pode me indicar algo? E se nao for abuso...pode me indicar lugares para que eu coma bem?! muito obrigada! Juliana julianabutteri@hotmail.com