domingo, 22 de março de 2009

Catálogos de Livros e Gastronomia

Lendo o título de repente pode pensar-se que estou a falar de catálogos de livros de gastronomia. Não é caso.

Falo apenas de catálogos de livros em geral, em que o tema da gastronomia foi usado para os apresentar.

Estive a arrumar os inúmeros catálogos de livros que me preenchem algumas estantes.

São fundamentalmente de dois tipos: os catálogos de livrarias que eu recebo regularmente, temáticos ou não, e os catálogos de editoras livreiras, que ao longo dos anos fui guardando. Dentro destes integram-se também os que são apresentados na Feira do Livro de Lisboa.

Claro que vão pensar que não consigo deixar de pensar em assuntos relacionados com a gastronomia. Mas pelos vistos não sou só eu.

À medida que os ia seleccionando, descobri as seguintes capas que fotografei e pensei que davam uma entrada interessante.

Assim apresento-lhes dois catálogos da feira do Livro, respectivamente de 2000 e 2002, o primeiro sob o tema «O prazer de devorar livros» em que surge uma dentada num dos cantos do livro e o segundo «Refresque a sua Biblioteca», em que se observam livros conservados num frigorífico.


Também de 2000 é o catálogo dos ”Livros do Oriente”, em que o empregado de mesa apresenta ao cliente, com ar guloso, um livro guardado dentro de uma campânula. Dentro do mesmo catálogo está a gravura completa de onde foi tirado o pormenor, assinada mas que eu não consigo identificar, datada de 1999, que apresenta a seguinte legenda «O consumo frequente de (bons) livros não faz mal à saúde».

Achei interessante esta associação.

Provavelmente tenho mais catálogos com esta temática que me escaparam, mas se os encontrar dar-lhes-ei notícias.

3 comentários:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Muito directamente, a comparação da gastronomia com a literatura lembra a alimentação do espírito. E, de facto, para quem se habitua, ler é tão indispensável como comer. Daí que o aspecto, as cores, os desenhos, a textura, até o cheiro das folhas e da tinta comunguem para um maior apetite.

Ana Marques Pereira disse...

Muito bem explicado Sofia. É por isso que o Jornal Público publicou ontem uma das tuas opiniões expressas no teu Blog. Se não sabias é melhores comprares para te releres.Bj.

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Obrigada, Ana. Estava a ver que tinhas desistido. Escreveste um excelente post, como aliás é teu hábito.
Pois, ontem não comprei o Público.
Bjs.