sábado, 29 de abril de 2023

Uma receita (especial) de Pudim de Chá

  


Ao arrumar receitas impressas e manuscritas encontrei este papel. Estava rasgado em duas partes separadas e profusamente amarrotado (infelizmente não me lembrei de o fotografar antes).   

Resolvi restaurá-lo e confesso que só depois o li com atenção. A receita de pudim de chá pode também aplicar-se ao café, como é explicado.

O que me encantou desde o início foi a letra de pessoa pouco letrada, apresentando-se o texto cheio de erros, escrito num pedaço de papel irregular, mas surpreendentemente escrito com uma caneta de tinta permanente.

A receita deve ser do início do século XX (anos 20-30) e as palavras estão escritas como se fala. Os pudins eram então muito apreciados, mas este tipo de pudim de chá ou de café era mais raro. A forma como está redigida mostra um bom conhecimento da receita e da sua confecção. Deve ter sido escrita por pessoa conhecedora da matéria culinária, mas infelizmente não me foi possível identificá-la, por estar no meio de papéis de várias proveniências.

Como a leitura não é fácil, e aproveita todo o papel, aqui a transcrevo:

Pudim de Chá

Uma chávena de chá, metade de meio quilo de açúcar, 8 gemas e uma clara. O de café é da mesma. Meio litro de leite, 6 ovos inteiros, uma colher de sopa de farinha, o açúcar deita-se até estar doce. Batem-se na caçoula onde há-de ir. Botam-se os ovos primeiro, depois mistura-se o leite, continua-se a mexer. Desfaz-se a farinha numa pinga de leite e mistura-se tudo e põe-se (?) numa caçoula.

De lado na receita, tem ao alto, a palavra “Tigelada” que, penso, se deve ao facto de ficar semelhante a esta. Não experimentei a receita, mas quem se atrever pode fazê-lo, e acho que não ficará arrependido.

 

Sem comentários: