quinta-feira, 30 de março de 2023

LAVALAR para a roupa

 

Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial o número de detergentes, então baixo, aumentou progressivamente.

Não encontrei registo do Lavalar em Portugal, mas em 1955 era regularmente publicitado no jornal Diário Popular. Competia então com o OMO e outros detergentes, pelo que era indispensável a publicidade. O Radio Clube Português teve mesmo um programa patrocinado por esta marca, designado “Fim de semana Lavalar”.

As garrafas com riscas onduladas em vidro, tinham também o rótulo em vidro, como se pode ver neste exemplo. Apresentavam-se em dois tamanhos, porque tenho os dois modelos, mas apenas encontrei a foto de um. Eram entregues para receber o valor das mesmas, por isso é natural que não se encontrem muito frequentemente. Foi o achado de um vale com desconto de 1$20 escudos e com cupões para concorrer a dois concursos que me fez lembrar das embalagens e associar tudo.

Para além do concurso, que habilitava o comprador a um aparelho de televisão, uma modernice na época, era ainda possível conseguir uma embalagem de plástico, com tampas de várias cores, para guardar na cozinha os géneros de mercearia.

O grafismo da publicidade era muito atraente e num dos anúncios de jornal pareceu-me ter visto as iniciais do Oskar Lobo. Ah! E além disso não estragava as mãos. Tinha tudo para ser um sucesso, mas a concorrência era então grande e não sei quanto tempo veio a  permaneceu no mercado.



Sem comentários: