sábado, 18 de fevereiro de 2023

Convite de Carnaval: a vida são dois dias

 Há vários ditados relacionadas com o Carnaval. Um deles associa-se ao provérbio em título “… e o Carnaval são três”. Qualquer um deles minimiza os problemas e incentiva o gozo da vida. Com mais ou menos pressa, como naquele em que diz: ”a vida são dois dias e um deles já passou”.

Trata-se de um período de festejos e nestes cartões, mostrados agora nesta época, o enigmático Senhor X, de que desconheço o nome, convidou os seus amigos para uma festa que consistia num Baile de máscaras.

O baile teve lugar em Lisboa, na Rua da Barroca, Nº 72, no 1º andar. Penso que se tratava de uma casa privada porque não detectei nenhum clube nesta rua que vai da Rua das Salgadeiras à Travessa da Queimada, no Bairro Alto.

O convite, com a data de 1905, que seria apresentado dobrado, está neste momento encaixilhado e foi decorado com figuras femininas, feitas a tinta da China e aguareladas, com uma estética muito oitocentista.

Espero que gostem e sejam transportados para um festa que teve lugar há mais de um século, acompanhada  seguramente por uma alegria mais simples do que a dos nossos tempos.

 

Sem comentários: