quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Infantilidades 01

 

Quando acrescento ao título um número faço prever que voltarei ao assunto. Mesmo que não esteja directamente ligado à alimentação diz respeito ao quotidiano, de que muito aprecio recordar histórias ou momentos.

Neste caso a memória tem a ver com o mundo da infância, de que mantenho  acesa uma viva curiosidade e nostalgia. Isso faz com que não resista aos livros infantis antigos, de que tenho um número considerável e que trato com carinho, inclusivamente mandando encadernar os mais delicados com pano de chita com riscas cor de rosa e pequenas florinhas.

Desenhos de Laura Costa

O mesmo se aplica a outros objectos antigos de brincar (claro que os de cozinha são os preferidos).

Mas existe um outro tema que se integra no que eu chamo de forma genérica “Panos” e onde se incluem muitos bordados infantis. Outro tema é o dos lencinhos de mão. Se os do final do século XIX e início do século XX eram delicados, com bordados e rendas, os que são verdadeiramente encantadores, para mim, são os dos anos 50-70.

Comecei a guardar os meus próprios lenços da juventude e fui aumentando a colecção. Este, que mostro agora, é novo e o motivo é encantador.

E não posso mostrar mais nenhum porque estão acondicionados em caixas num armazém. Um dia virão à tona. Para já fica este, embora já velho e que necessitou de um pequeno restauro.

Sem comentários: