domingo, 19 de maio de 2019

A «Taberna Vendaval» em Setúbal


Descobri-a apenas hoje mas as pessoas da terra conhecem bem este espaço. O prédio, situado numa rotunda, está ladeado por edifícios novos e encontra-se coberto por grandes painéis pintados modernos, onde foram desenhadas as entradas de uma pizzaria, que se encontra ao lado, e da própria taberna. 
Esta cobertura, com imagens de pessoas felizes a comer, deve-se à transformação do edifício onde irá nascer, presume-se, um novo prédio. No alto visualiza-se um pequeno terraço, com plantas, junto a uma chaminé, que devia servir para os habitantes da casa, espraiarem os olhos pela zona envolvente, cada vez mais citadina.
Parte da antiga taberna
Entra-se e observam-se duas pequenas salas que correspondem à zona da antiga taberna e uma outra maior que era a antiga mercearia. Esta última está cercada por armários de madeira, pintados com tinta de esmalte creme, que antes se destinavam a colocar as mercearias para venda e hoje servem de abrigo a peças decorativas. Ainda lá estão as tulhas que serviam para colocar os cereais para venda a granel. O chão está coberto por mosaicos hidráulicos da época. Nas paredes alguns objectos decorativos e, logo à entrada, um quadro em lousa, escrito a giz, informa-nos dos pratos que são servidos no dia.
Zona das antigas tulhas
A ementa é simples: carne ou peixe grelhados na brasa, acompanhados de batatas e salada mista escolhida e temperada pelo cliente, a seu gosto, na mesa. As sobremesas são as tradicionais portuguesas como o travesseiro de noiva, as farófias, etc.
Local da antiga mercearia
Peixe e carne de boa qualidade satisfazem os apetites de quem procura esta taberna, de nome e de origem. Não há marcações e forma-se bicha para conseguir comer.
Há mais de 30 anos que passou para as mãos de Ângela Duarte e depois para as suas duas filhas Vera e Cátia, que nos servem à mesa. Antes de ser restaurante era um local de petiscos como acontecia com as tabernas tradicionais.
Agora vai fechar. Deram-nos um cartão para visitarmos a «Nova Taberna Vendaval» onde anunciam «O melhor peixe assado». Dizem que vão levar os objectos que a decoram. Espero que não matem a galinha dos ovos de ouro aqui representada pela autenticidade, simplicidade e qualidade.
Espero que cumpram. Vou voltar para ver.

Sem comentários: