sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz Ano de 2017

O fim do ano é altura de fazer um balanço. Refiro-me em especial ao blogue, este tamagochi com necessidades constantes de alimentação. Desde que o iniciei em 2008 foi este o ano em que publiquei menos. O novo livro que estou a escrever tira-me muito tempo e como me remete para um campo diferente fico menos disponível para temas gastronómicos.
Os incentivos também são poucos. Tendo acabado o sitemeter nunca se sabe exactamente o número de visitas e os comentários são sempre escassos. Quando liguei o blogue ao facebook pensei que o número de leitores ia aumentar, mas agora tenho a sensação de que um grande número de pessoas se fica pelas imagens. Somos bombardeados por um excesso de informação e a nossa capacidade de concentração vai diminuindo. Os livros publicados são cada vez mais superficiais mas são esses livros de leitura rápida que as pessoas compram e leem.
Para o Novo Ano desejo a todos felicidades. Há quem faça planos rigorosos, numa espécie de check list, para irem cumprir. Para esses e para os outros, que como eu que têm uns vagos planos que talvez se venham a cumprir, desejo sucesso.
Acarinhem as pessoas de quem gostam e alimentem as amizades. À medida que vamos envelhecendo as amizades diminuem. Uns partem outros adoecem. Uma das minhas melhores amigas foi institucionalizada com Alzheimer precoce. Há dois dias um amigo meu, o Jorge Tavares da Silva, ligado a estas actividades gastronómicas e com vários livros publicados, a quem devo o desafio de me ter metido nas escritas da história da alimentação, ao propor-me escrever a «Mesa Real», também nos deixou subitamente.

É cada vez mais difícil fazer amigos. E as amizades não se fazem rapidamente como pudins instantâneos. Por isso comecem já hoje. Não esperem pelo dia 1 do Novo Ano. 

4 comentários:

Ivete Ferreira disse...

Feliz 2017. Com saúde e paz, entre aqueles que se preocupam verdadeiramente connosco.

Um bj.

Ivete

Anónimo disse...

Querida Ana,
Revejo-me em muito do que escreveu... felizmente, mais no que respeita ao blog e menos sobre os amigos.
Acredite que tem mais leitores do que julga. Quantas vezes venho aqui e não deixo rasto... não há tempo para tudo e, embora leia sempre com muito entusiasmo os seus posts, raramente comento.
Continue o seu inspirador trabalho de investigação. Nós agradecemos.
Quanto aos amigos, não são como pudins instantâneos, são mais do género pão que tem muitos tempos de levedação.
Que 2017 lhe reserve muitas alegrias e também a serenidade e resiliência para as inevitáveis adversidades.
Fique com o meu abraço, de seguidora fiel ��
Guida Cândido

Ana Marques Pereira disse...

Ivete, Obrigada. Espero que em 2017 nos reencontremos. Um Bj.

Ana Marques Pereira disse...

Guida Candido,
Obrigada e mais uma vez parabéns pelo prémio que recebeu pelo seu livro. Ainda não tive oportunidade de o ver mas eu janeiro conto fazê-lo.
Um beijinho