sábado, 26 de dezembro de 2015

Os formigos. Um doce de Natal

A Maria Odete Cortes Valente, na «Cozinha Regional Portuguesa», chama-lhes Formigos do Douro. E faz todo o sentido, uma vez que é um doce tradicional de Natal no Minho e em Trás-os-Montes, que se caracteriza por levar vinho do Porto.
Receita original da Cozinha Regional Portuguesa e a minha primeira adaptação
Nascida e criada na Beira Baixa os formigos nunca fizeram parte do meu Natal mas quando os conheci, já na idade adulta, fiquei sempre a pensar que era o doce de Natal mais apropriado. Primeiro porque é um doce de colher, o tipo de sobremesa minha preferida, mas sobretudo porque leva frutos secos e vinho do Porto, o que a transforma numa sobremesa desenjoativa.
Receita que uso actualmente
Este ano foi o meu doce de Natal eleito e foi uma boa escolha.
Tenho vindo a aperfeiçoar a receita que comecei a fazer precisamente a partir da apresentada pela Maria Odete Valente. Aqui ficam as modificações. Ainda vão a tempo de experimentar. 

1 comentário:

Luis Filipe Gomes disse...

A minha mãe deu-me a sua receita de Formigos. Cada cabeça cada receita. Se os seus Formigos fossem de algum rio seriam do Paiva ou como dizem os de lá, da Paiva.
É também um ponto de pérola. Hoje não é necessário referir que o pão é de trigo. Leva vinho fino se houver, jeropiga ou aguardente. Leva pinhões ou nozes. Leva canela e era tradição das festas do tempo frio ao contrário do arroz doce que era característico das festas do tempo quente.