terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O Natal em Portugal

 
Os meus votos de Feliz Natal deste ano são dados pela mãos de Laura Costa. Natural do Porto, onde estudou na Escola de Belas Artes, Laura Nogueira Costa (1910-1992), foi ilustradora de livros infantis e desenhou uma série de postais de Natal que foram publicados pelos CTT durante vários anos, na década de 1940. 
Como ilustradora infantil publicou na Editorial Infantil Majora, mas em muitas outras editoras como a Livraria Chardon de Lelo & Irmão, Livraria Lello, Livraria Chardon, Bertrand, Civilização, Empresa de Publicidade do Norte, Porto Editora e Figueirinhas, pelo menos, podendo encontrar-se mais de 150 registos só na Biblioteca Nacional. Em 1977 desenhou para a Oliva, num catálogo de oferta da máquina de costura, uma série de desenhos com trajes regionais, um tema que muito apreciava, e que utilizou em muitos dos seus desenhos.
As crianças que surgem nos postais de Natal, que podiam ser citadinas, apresentam-se muitas vezes com trajes minhotos remetendo para a zona norte do país onde viveu.
Mas aqui a surpresa é a utilização de um desenho seu para a capa de um disco de Natal de Shegundo Galarza, onde vai novamente buscar o seu gosto pelo desenho infantil por um lado e, por outro, pela ilustração etnográfica com crianças vestidas com fatos minhotos a fazerem rabanadas. Seguramente que para este gosto e conhecimento não seria indiferente a convivência com Fernando de Castro Pires de Lima (1908-1973), médico e etnólogo, de que foi ilustradora de vários livros infantis adaptados de histórias populares por este.
Shegundo Galarza (1924 – 2003), de origem espanhola, estreou-se em Portugal no Natal de 1948, no Casino Estoril onde actuou até Maio de 1950. Depois e até 1951 actuou nos restaurantes "A Choupana" e "Aquarium". Teve um percurso variado até Novembro de 1956, data em que abriu o restaurante Monaco (ver O restaurante Vela Azul em Caxias), onde se manteve durante 18 anos.
Este músico publicou discos com música de natal durante vários anos e foi-nos impossível saber a data exacta da publicação deste. Comparando contudo com outros discos, e cruzando as datas de actividade de Laura Costa, é possível que este álbum seja do início da carreira de Galarza, provavelmente dos primeiros anos de 1950.
O texto já vai demasiado longo e pretendia apenas deixar os votos de um Feliz Natal, de preferência adoçado com rabanadas.

3 comentários:

jose disse...

Bom Natal também para si e para os blogueiros.
Espero que goste:

https://www.youtube.com/watch?v=Mdud4L0yR4U

Nuno Quartilho disse...

Boa tarde Ana,

Este disco terá sido editado no final dos anos 70, entre 1977 e 1979, com o número de catálogo SPRL 7012.

Segundo a informação que encontrei sobre as edições da "Roda Estereo", terá sido publicado entre estas duas edições:
Jorge Fontes - O Melhor De Jorge Fontes ‎(LP, Comp, Gat) - SPRL 7008 (1977)
Valdemar Vigário - Coimbra - Velhos Fados ‎(LP) - SPRL 7016 (1979)

Gosto muito do seu blog,

O seu vizinho Nuno Quartilho

Ana Marques Pereira disse...

Nuno Quartilho,
Obrigada pelas suas palavras e pelas achegas que localizam a edição do disco numa data posterior à que eu tinha imaginado. espero que vá voltando ao blog e dando as suas opiniões.
Um bj