quarta-feira, 8 de julho de 2015

Modo Simples de Preparar Pratos de Comida Caseira

Este pequeno e singelo (que palavra tão adequada) livro foi escrito pelo Padre António Maia, missionário em Angola, e publicado pela primeira vez em 1960.
Este missionário angolano nasceu em Ovar em 1905 e estudou nos seminários da Missões de Cucujães no Porto e dos Olivais de Lisboa. A escrita e publicação de livros não era um campo novo. Anteriormente havia já publicado 14 livros religiosos.
Chegou a Ambriz em 1935 já como subdiácono para professor auxiliar da Missões. Celebrou o 25º ano da sua chegada a Luanda com a publicação deste livrinho. 
Padre António Maia. Foto tirada do Jornal João Semana
O autor explica que quando chegou a Luanda começou a tomar rápidas notas de culinária europeia e angolana, que acabou por publicar com a intenção de ser útil nas suas viagens de evangelização através do mato e sertão africanos.
O livro com 83 receitas esgotou-se rapidamente e na 4ª edição já haviam sido feitos 10.000 exemplares. Esta que eu tenho é a 5ª edição, publicada em 1961, de 2500 exemplares. Isto é, ao fim de um ano, haviam sido distribuídos, presumo, 12.500 livros, o que é verdadeiramente espantoso.
Os pratos são bastante básicos, como fazia sentido, com um predomínio de pratos de sopas (ou não fosse português), de pratos de arroz e de feijão, mas também pratos com carne e peixe. Mas também sobremesas como arroz-doce, cremes, aletria, merengues, doces de coco, de amendoim, de caju, de banana, etc.
Os pratos angolanos são vários e mostram a sua integração local, mas também o desejo de ensinar coisas básicas como o «Modo de fazer farinha de mandioca», de fazer «fuba de bombó», «Como cozinhar funji ou pirão», a par de receitas que remontavam à sua juventude como o modo de fazer broa de milho, ou, a partir da 4ª edição, uma receita nova de Ovar, a sua terra natal, ou o modo de fazer marmelada, entre outras.
No final no «Apêndices» há ainda lugar para um pequeno glossário de «Conhecimentos úteis e vocabulário», o «Modo de fazer hóstias para o Culto Divino», «Modo de purificar óleo de palma», «Utensílios de cozinha», etc.
Foto tirada do Jornal João Semana
O Padre António da Silva Maia deve ter sido um bom evangelizador da doutrina cristã nas terras de Angola, mas foi seguramente um bom professor de coisas práticas que ajudaram a mudar a vida das pessoas. O seu pequeno livro é uma doçura pela sua simplicidade e mostra-nos como coisas simples podem fazer a diferença. Com ele alguém ficou a saber mais, nem que seja, aquilo que nos parece tão elementar como «Preparar leite condensado ou em pó», produtos então desconhecidos.

2 comentários:

Maria Paula disse...

Que livro tão interessante. No que diz respeito às sopas, também acho que sejam um hábito muito português e muito da geração deste senhor. O meu pai, mais novo uma década dizia que "a sopa é a tranca da barriga". E, de facto, a sopa estava presente diariamente na casa dos meus pais. Mantive este hábito, apesar da contestação da minha criançada. Hoje, os meus filhos também fazem deste hábito, um lema alimentar. Sem dúvida uma mais valia para eles.
---
Saudações

Ana Marques Pereira disse...

Maria Paula,
Não conhecia essa expressão da sopa como tranca da barriga mas faz sentido. Nós os portugueses apreciadores de sopa é que estamos certos. Um abraço.