segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O livro «A cozinha ao ar livre»

Quando falei em Edouard de Pomiane não me apercebi que tinha um dos livros da sua autoria que então referi. Refiro-me a «La Cuisine en Plein Air», um pequeno livro publicado em 1935 e que era uma oferta do Laboratório Zizine feito aos médicos. Descobri-o hoje por arquivar e não resisto a falar nele.
Em primeiro lugar porque o tema é muito apropriado à época. Dividido em quatro capítulos: 1- A cozinha do caminhante; 
2- A cozinha do ciclista e do motociclista; 3- A cozinha do automobilista e do canoísta e 4- A cozinha do campista, de que o autor conclui: «cada um aí encontra a sua própria felicidade».
Para cada uma das modalidades Pomiane dá conselhos sobre o material necessário e fornece receitas apropriadas. Claro que é ao campista que é dirigido um maior número de receitas, de que fazem parte até sobremesas.
A seriedade da obra onde podemos encontrar receitas como «Adjem Pilaf», um arroz de carneiro, de origem persa mas que se divulgou por todo o Próximo Oriente, como explica o autor, é intervalada por desenhos simples no início dos capítulos, que mão seguramente adulta, pela perfeição, coloriu com lápis de cor.
No meio dos capítulos surgem folhas inteiras de desenhos coloridos com situações humorísticas que poderiam ocorrer a qualquer um dos intervenientes neste passeios pela natureza.
Na introdução é explicado que o livro se destina aos médicos que durante a sua vida enfrentam a tristeza, a dor, a doença, a morte e a ingratidão humana. 
Por isso mesmo experimentam a necessidade de tudo esquecer com um raio de sol, no grande espaço, ao ar livre. O que justifica a ilustração infantil e humorística da obra. Um doce que se percorre com um sorriso nos lábios.

2 comentários:

glo disse...

Deve ser um livro muito interessante e mostra uma vez mais, como a vida era muito mais humanizada.

Um abraço Ana, e muito obrigada por mais este mimo.

Ana Marques Pereira disse...

Glo,
Obrigada pela sua opinião. Só mostra que por vezes são as coisas mais simples que nos dão prazer. Um abraço