sábado, 8 de dezembro de 2012

As pinças dos cozinheiros

O meu interesse pela gastronomia vem de há muitos anos. Por isso mesmo posso olhar para as coisas com recuo.
A evolução da cozinha nos seus vários aspectos suscita a minha curiosidade e um deles, o empratamento e o uso de guarnições, tem agora características que merecem uma reflexão.
É cada vez mais frequente ver cozinheiros a usar pinças para colocar nos enormes pratos as porções minúsculas que os compõem. Os alimentos posicionados no centro do prato, equilibram-se sobre si, numa pilha que leva a uma apresentação agradável à vista, enquanto são rodeados por pingos ou fios de um molho colorido. Em alternativa o molho, mais espesso, é estendido debaixo dos alimentos. Para aumentar a complexidade são colocadas sobre os alimentos flores ou pequenas folhas de rebentos comestíveis.
Ver utilizar a pinça na alimentação é para mim extremamente desagradável. Vendo bem faço dela uma associação totalmente diferente. O meu primeiro contacto com a pinça foi no Liceu onde, na aula de Ciências Naturais, a usávamos para a dissecação de animais, como pombos e rãs. Depois na Faculdade utilizávamo-la na dissecação de cadáveres. Já formada o seu uso era indispensável para abrir feridas para as inspeccionar ou ajudar a fechar bordos para suturas. Era então colocada na mão esquerda, enquanto a direita segurava a agulha ou o porta-agulhas.
Um outro tipo de pinças mais pequenas tinha uma aplicação doméstica. Do lado feminino foram sempre usadas para arranjar as sobrancelhas enquanto, o lado masculino a utilizava na manipulação dos selos, tornando-se num objecto indispensável de qualquer filatelista cuidadoso.
A minha sensação ao ver a pinça associada à alimentação é de desagrado, pelas razões expostas, mas também pelo ridículo. Que raio, não há quem explique aos cozinheiros que uma das características humanas, que nos distingue dos animais, é a possibilidade de oponibilidade do polegar aos outros dedos. É essa característica que nos permite fazer da mão humana pinças.
De resto são essas “pinças “ que os cozinheiros usam para mexer as saladas, agora que descobriram que estas só ficam bem mexidas com as mãos, ignorando os garfos ou as pás para salada.

Foto tirada do blog Design byproxy
Esta disseminação acrítica de exemplos vindos de fora, adoptados como modernos, têm sempre o tempo contado. Entretanto as empresas de cutelaria agradecem.
Pelo meu lado tenho sérias desconfianças em relação a um prato confeccionado por um cozinheiro que coloca comida no prato com pinças. Por mais bonito que seja o resultado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sendo eu profissional de Saúde a utilização de pinças sempre me recorda as dissecações,a manipulação de tecidos para microscopia que fazíamos no laboratório do velho liceu.A utensilagem utilizada na alimentação deveria ter desenho próprio.É também com perplexidade que encaro alguma da Arte actual tal como a apresentação dos pratos de milhares de chefes...Estarei velho,seguramente.
Saúde.
Os meus cumprimentos.
José

Ana Marques Pereira disse...

José,
Não está velho. Está lúcido. É sempre um prazer ter notícias suas. Um abraço.