terça-feira, 15 de maio de 2012

A Manteiga em Portugal

Está à venda, desde há cerca de 15 dias, um pequeno livro que escrevi sobre «A Manteiga em Portugal. Pequena História».

Foi feito para acompanhar a Exposição sobre Lacticínios que está no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, até dia 22 de Maio e que não devem perder.
É um pequeno livro, tipo «literatura de cordel», e foi publicado pela Apenas Livros, Lda. A sua venda reverte a favor da associação As Idades dos Sabores.
Esta história é pequena em texto mas muito longa no tempo.
O livro foi escrito num tempo limitado, pressionado pela data de inauguração da exposição e, consequentemente, ficou incompleto. Na realidade também não há histórias completas.
Espero um dia retomá-la com mais calma, porque é um tema muito interessante.

De qualquer modo, apesar dos defeitos já referidos (embora me tenham ensinado que não devemos dizer mal de nós próprios, porque para isso estão lá os outros), é a única história abrangente sobre manteiga, uma vez que se tem prestado a estudos muito interesantes mas parcelares, isto é, por regiões.
Vão ver a exposição que está quase a acabar e dêm uma olhadela ao livrinho. Pode ser adquirido no local ou através da editora.
PS. Já depois de publicado o poste tive a notícia de que a exposição se vai prolongar mais dois meses. De qualquer modo não deixem para o fim, porque é a melhor maneira de perder uma exposição.

4 comentários:

Tânia Raquel Ferreira disse...

Ana, estou muito curiosa para ler o livrinho! Neste momento, estudo o sal no período medieval e, naturalmente, é um produto que também há-de fazer parte da história da manteiga.
Espero conseguir ir a Lisboa visitar a exposição. Ainda bem que se prolongará por mais dois meses.´
Até breve!

Ana Marques Pereira disse...

Tania,
Veja depois na bibliografia do livro as referências ao sal.
Um abraço

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

Cara autora, acabei de ler o seu livrinho, precisamente como corolário da segunda visita à Exposição sobre Lacticínios a decorrer no Mercado de Santa Clara.
Oxalá, como escreve no blog, que possa voltar a esta matéria, para desenvolver muitas das pistas, que por ali registou. Na bibliografia estranhei não ver mencionado um livro, que só li em 2009, VIEIRA DE SÁ, F.; «O Leite em Lisboa», Clássica Editora, 1992, 182 páginas, que comprei na livraria da Câmara Municipal de Lisboa, na Av. da República e que achei uma revelação e também uma resposta ao meu interesse sobre a história dos alimentos e dos lacticínios em particular, mais-a-mais escrito quase na primeira pessoa, dado tratar-se de um técnico, que atravessou a história do leite quer em Lisboa, quer no estrangeiro... Deixo-lhe pois a sugestão, na incerteza do que ali se acrescente especificamente sobre a manteiga, que não recordo de momento e porque tenho o livro emprestado, não posso agora verificar.
Entretanto aderi ao seu blog, tenho pois mais uma preciosa fonte de informação sobre a ignorada história dos alimentos...
Ainda uma nota, para lhe contar, dada a minha opção por manteiga de cabra, a história repete-se e tanto quanto julgo saber estou na dependência do mercado da matéria-prima holandesa, ainda que comercializada entre nós pela Palhais...
Cumprimentos e votos de sucesso.

Ana Marques Pereira disse...

José Figueiredo dos santos,
Agradeço as suas palavras e o reparo quanto ao livro de Vieira de Sá, tanto mais imperdoável quanto é escassa a bibliografia sobre o assunto. Tenho o livro mas não consigo de momento encontrá-lo, mas não deixarei de o rever e incluir na bibliografia quando voltar ao assunto.
Melhores cumprimentos