domingo, 13 de maio de 2012

Água do Vimeiro

Quando vi este autocolante a minha memória voltou à infância.
Quando por acaso alguém, a propósito de outro assunto, dizia «A saúde está primeiro» imediatamente outra pessoa acrescentava «Beba água do Vimeiro». Era o resultado de uma publicidade bem feita que tinha entrado na cabeça das pessoas.

Segundo a empresa que comercializa esta água, esta campanha publicitária começou em 1947. Se eu não tivesse esse dado diria que datava da década de 1950 ou de 1960. Porque, apesar de desconhecer esta imagem, a frase teve imenso sucesso e perpetuou-se durante décadas.
De tal modo que, em agosto de 2008, uma nova campanha publicitária retomou o tema alterando-o para «Viver está primeiro, beba Água do Vimeiro».
Penso que não teve qualquer impacto. Eu pelo menos não dei por isso. E não terá sido a ausência do médico a auscultar a garrafa, uma ideia absurda, que pretendia significar que a água era boa para a saúde, substituída, na nova campanha por um grupo de amigos jovens.
Não, o que foi eficaz foi a frase que soava bem aos ouvidos e tinha sentido de humor. Pelo menos quando as pessoas a repetiam. E isso em publicidade vale ouro.

4 comentários:

Carlos Caria disse...

Desta termas, também tenho para aí um copito especial de agua termal, dos anos 50/60 do século passado

Ana Marques Pereira disse...

Carlos Caria,
Admirava-me era se não tivesse.
Um abraço

Loja do Manequim à Porta disse...

Fantástico autocolante, já o vi algures...;)

Ana Marques Pereira disse...

Loja do Manequim à Porta,
Como bem sabe tem uma boa proveniência. Obrigado.