terça-feira, 10 de abril de 2012

A minha TROIKA

A palavra «troika» é de origem russa e designa um trenó puxado por três cavalos. Começou depois a ser usada em política passando a designar um grupo dirigente constituído por três membros. Hoje não preciso de dizer o que é porque todos os portugueses sabem.

O que não sabem é que existem “troikas electricas” destinadas a fazer torradas. Eu também não sabia até me ter deparado com esta torradeira. Devo dizer que depois de várias buscas esta Troika se manteve um mistério para mim. Não encontrei qualquer referência. A única marca registada de artigos eléctricos que encontrei com este nome produziu também torradeiras e foi registada pela primeira vez em 1999. Situava-se em Brooklyn, Nova Iorque, e já não existe.
É de supor que não foi a produtora desta torradeira, cujas características apontam para ter sido produzida na década de 1950-1960. Nos Estados Unidos a partir de 1960 as torradeiras deixaram de ser abertas. Ao contrário do nosso país onde ainda hoje, felizmente, se podem comprar torradeiras com portas móveis que permitem colocar o pão, com a espessura que queremos, a torrar.
Ainda me lembro de levar para Nova Iorque uma torradeira deste tipo pedida por uma amiga minha portuguesa que então lá vivia.

O mundo das torradeiras é fascinante pela sua variedade e os primeiros tempos foram de grande imaginação, o que levou a uma multiplicidade de modelos que não tem fim. Com princípios conturbados pela dificuldade em encontrar uma resistência eléctrica que fosse duradoura, campo em que Edison teve uma palavra importante na aplicação desta às lâmpadas eléctricas, a sua data de início é também discutível.
Atribui-se a Frank Shailor da General Electric o primeiro registo de patente de torradeira com a designação de D-12, em 1909. Mas em 1917, a Electric Point referia num anúncio  terem sido os primeiros, 12 anos antes, isto é, em 1905, a produzir a primeira torradeira. 
Torradeira em exposição no National Museum of American History, Washington

Da grande variedade de primeiros modelos salienta-se a preocupação com a manutenção das torradas quentes, enquanto se faziam outras. Uma das soluções encontrada foi a de colocar sobre a torradeira grelhas horizontais ou, em alternativa, apresentadores de torradas verticais. Designados pelos ingleses por «toast racks» e sem tradução adequada que eu conheça, é este último tipo o que apresenta a torradeira Troika.
Para quem não sabe nada sobre a torradeira já falei demais.
Conclusão: cada um tem a Troika que merece.

1 comentário:

Ciliiinha Rosa disse...

Aqui, como marca, gosto