domingo, 5 de junho de 2011

Mais cromos de caramelos

Volto novamente ao tema dos cromos de caramelo para apresentar hoje uma nova caderneta. Penso que deve ser bastante rara e uma das primeiras.
Deve datar do final dos anos 40 e foi publicada pela “Fábrica Universal” de António E. Brito. A Confeitaria Universal derivou da “Confeitaria Universo” e situava-se na Rua da Alegria, 22, em Lisboa.
É uma precursora das cadernetas de cromos de artistas de cinema, tal como a aqui apresentada que data de 1955 e foi editada pela Agência Portuguesa de Revistas. Assim como outras, dos anos 60, que me lembro de ter coleccionado, eram cromos simples, comprados em carteiras e já não eram associados aos caramelos.
Mas em matéria de nostalgia nada pode bater a caderneta de cromos “As raças Humanas”, publicada na década de 50. Na minha memória de criança ficou para sempre impressa a imagem de um negro com um prato de madeira inserido no lábio superior. Um dia vou encontrar a caderneta e mostro-o, porque não é possível descrever o resultado, com precisão,  utilizando apenas palavras.

1 comentário:

IF disse...

Olá Ana
Só hoje deparei com este post sobre as cadernetas e os cromos. Que saudades! Sabe que fiz a colecção das Raças Humanas e uma das imagens que me ficou na memória foi precisamente aquela que refere, os homens com os pratos de madeira inseridos nos lábios.
Lembra-se de uma que houve sobre a História de Portugal? Por coincidência, o avô de um aluno meu, tinha-a completa. Foi tão amável, que a fotocopiou e ma ofereceu. O meu marido também tinha uma, já muito gasta, da Cinderela. O original chegou até ao meu filho. Guardei-a tão bem, que lhe perdi o rasto. Espero, ainda, vir a encontrá-la, para merecer as honras do seu post.
Cumprimentos.
if