segunda-feira, 26 de abril de 2010

Objecto Mistério Nº 16 - Resposta: Vareta misturadora para cocktail

Os objectos mostrados são constituídos por um conjunto de seis varetas misturadoras para cocktail.
O mais interessante é que as mesmas têm uma base de apoio em metal e madeira que permite colocar as varetas após a sua utilização, evitando assim manchar a mesa. E para impedir que a vareta rode, e saia da colher, cada uma delas tem um dispositivo magnético que a faz aderir à base. A sua forma e o desenho da caixa sugerem que são dos anos 20-30. Não estão identificadas e foram adquiridas em Amesterdão. As suas dimensões pequenas (10 cm) mostram que eram usadas em copos de cocktail também designados por copos de Martini. A sua forma é cónica e leva cerca de 250 ml de líquido. Assenta num pé alto, que permite segurar a bebida e evitar que esta aqueça e este, por sua vez, assenta numa base achatada.
Para a realização de cocktails usam-se mais frequentemente os copos misturadores (shakers), onde se introduzem os vários tipos de bebidas, ou sumos, que se pretendem misturar e os cubos de gelo. Agitam-se e passam-se por um coador (straine) ou, nos casos em que o copo misturador tem coador, utiliza-se este.
O Martini é servido do mesmo modo, mas há quem o prefira apenas mexido. Nesse caso usa-se uma vareta misturadora. No entanto as coisas complicam-se quando os copos misturadores têm no seu interior uma vareta misturadora. Nesse caso não é necessário agitar o copo mas apenas carregar no botão.
Mostro-lhes um exemplo de um copo misturador, em vidro, embora os profissionais os utilizem habitualmente em metal.
Este “shaker” é de origem japonesa, provavelmente dos anos 70, com desenhos de automóveis antigos a preto e tem no seu interior uma vareta que funciona com uma pilha na extremidade. Carrega-se na tampa e o contacto com a vareta põe esta em funcionamento. A minha maior dificuldade foi tentar utilizar os termos correctos relacionados com os acessórios de cocktail em português, o que é sempre uma das minhas preocupações. Optei pela "vareta misturadora", mas estou pronta a reconhecer que existe algum termo mais adequado, se algum especialista na área achar que me deve corrigir.

Sem comentários: