sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Livro «Receitas e Truques para Doentes Oncológicos»

O meu livro «Receitas e Truques para Doentes Oncológicos» ficou finalmente pronto, depois de uma série de peripécias que levaram ao atraso da publicação. Estas passaram por um acto de ingenuidade minha, que me levou a concorrer a um prémio de Nutrição Comunitária, aos contactos demorados com uma editora que se mostrou interessada em o publicar, para finalmente me decidir a fazer uma edição de autor.

Para a realização do livro contactei um cozinheiro competente para fazer e apresentar os pratos, mas os adiamentos sucessivos levaram-me a decidir ser eu a confecionar os pratos.
Segui-se o problema do fotógrafo. As fotografias de comidas são feitas por fotógrafos especializados que se fazem pagar bem.
Como não havia verba para esse fim decidi aprender como se fotografa comida. Li o que havia disponível na internet e fui aos sites e blogs mais premiados para perceber as últimas tendências do “stiling of food”. Fui fazendo experiências e com o tempo fui melhorando. No final do livro estou já mais habilitada para começar um outro livro.

Finalmente o livro ficou pronto. Felizmente contei com a colaboração de um gráfico, o sr. Adelino Domingos, da Rios de Tinta, com quem já havia trabalhado anteriormente, para conceber o lay-out do livro.
Tenho agora que fazer a sua distribuição, o que me parece que não vai ser fácil. Tentei fugir ao esquema das editoras e distribuidoras, mas já recebi a primeira resposta de que não aceitam edições de autor. Aconselharam-me a contactar uma distribuidora. Como sou teimosa, não desisti ainda. Espero vir a colocar o livro nas livrarias dos hospitais das principais cidades.

Para já está à venda pela internet, através deste blog. É por isso que adianto estas explicações. Em Portugal, quando queremos fazer alguma coisa encontramos sempre alguns obstáculos. Há que aprender a contorná-los.

Sempre tive urgência na publicação deste livro, porque sei por experiência própria, que os doentes oncológicos consideram o problema da alimentação como crucial.
Muitos dos conceitos nele apresentados são gerais e internacionais, e do conhecimento da maioria dos hematologistas e dos oncologistas, que os transmitem aos doentes no espaço de tempo das consultas, curto para tanta informação.
Outros são conhecimentos que fui adquirindo na minha vida profissional, mas sobretudo na experiência familiar vivida.
Por fim, a parte onde se integram as receitas traduz os meus conhecimentos de culinária e os meus gostos pessoais. Foram pensadas para se adaptarem a pessoas com dificuldades na alimentação e com necessidades de refeições mais calóricas, com maior aporte de proteínas e mais fáceis de comer.

O livro aí está e faço votos para que seja útil a um grande número de doentes oncológicos e que lhes melhore e facilite a vida e a dos seus familiares.

12 comentários:

Cajó disse...

Ainda não li o livro, mas se se mantêm na linha dos anteriores, com rigor na pesquisa dos assuntos tratados, de certeza que é um bom guia para quem infelizmente dele precisa.

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Parabéns, Ana. Já sou fã e cliente. Ainda bem que conseguiste a publicação de um livro enormemente útil.

Anónimo disse...

Muito agradável a apresentação fotográfica,lamentáveis as pedras no caminho contornadas pela persistência.Estou na fila da compra.
josé

Anónimo disse...

Parabéns Ana. Para teimoso, teimoso e meio. P'ra frente é que é o caminho.
Isabel Kiki

-pirata-vermelho- disse...

Muitos parabens, querida Ana - pela industriosa edição e pela graça desta apresentação que vale mais que todas as vaniloquentes doutorais e outras coisas que há "pr'aí" (as minhas incl.)

Ana Marques Pereira disse...

Obrigada pelas palavras de estímulo e apoio, que me enviaram.
No fundo quiz justificar porque demorei tanto, embora essa seja a regra para os meus livros.
Há pessoas para quem tudo é fácil, mas nunca foi o meu caso.

Anónimo disse...

Olá Ana,

Parabéns pela força de seguir um objectivo sem nunca desistir. Nem sempre é fácil! Não conheço os seus livros, pois só agora descobri o seu blog. Felizmente na minha familia não tive nenhum caso oncológico para a aplicação do seu livro, mas infelizmente tenho algumas amigas, para quem o livro pode ser uma mais valia. É nestas alturas que volto a ter esperança na humanidade, quando tomo consciências de que ainda existem boas almas. Obrigada. Ana.

Ana Marques Pereira disse...

Agradeço ao anónimo os parabéns e as palavras de apoio. Ainda bem que
lhe fiz despertar a esperança na humanidade. Nos tempos que correm, é bom encontrar quem ainda tem fé nas pessoas.

Anónimo disse...

Eii Ana, Fiquei muito interessada em comprar seu livro Receitas e Truques para Doentes Oncológicos, porém nao consigo comprar em nenhuma livraria e também não consigo baixar.
Se poder me informar.
Obrigada,
Juliana

Ana Marques Pereira disse...

Juliana,
Mande-me um e-mail para o endereço que está abaixo do livro:

garfadasonline@gmail.com

para podermos conversar sobre o livro. Obrigada

Anónimo disse...

Olá Ana,

Muito obrigada pelo seu trabalho. O seu livro foi uma enorme ajuda no cuidado da minha sogra. Recusava alimentar-se e com as suas receitas, conseguimos que voltasse a comer, o que em muito melhorou a qualidade de vida que teve durante o último ano da doença. O que fez por ela e pela nossa família não tem preço. Bem-haja! Helena

Ana Marques Pereira disse...

Helena,
Fico sensibilisada com as suas palavras. Foi com esse fim que escrevi o livro e saber que foi útil a alguém é para mim consolo.
Obrigada.