terça-feira, 13 de outubro de 2009

O livro infantil «Susie's New Stove»

Numa das minhas últimas idas à Feira da Ladra comprei um pequeno livro para crianças. A palavra “stove” no título fez tilintar campainhas no meu cérebro. O título do livro, Susie's New Stove - The Little Chef's Cookbook, de Annie North Badford, nada me dizia. Ao folheá-lo constatei que se tratava de um livro de culinária para crianças, sob a forma de livro de histórias.

Fazia parte de uma série de livros para crianças, que havia começado a ser publicada em 1942. Com cerca de 30 títulos publicados à época, «The Little Golden Library», o nome da série, era distribuída em Londres, por Frederick Muller. O livro data de 1949, mas todas as referências que encontrei na Internet referiam-se a 1950. Só depois percebi porquê. O livro foi reeditado nos Estados Unidos, em 1950, e embora não seja um livro publicitário, passou a ser divulgado porque as receitas executadas pelas crianças que surgiam no livro eram feitas num verdadeiro fogão eléctrico em miniatura, designado «Little Chef».
Este brinquedo «The Little Chef Electric Stove»», era feito por uma fábrica a Tacoma Metal Products Company, situada em Washington.
Na edição americana do livro, na página de copyright, são atribuídos créditos ao “Little Chef”, da empresa Tacoma, embora o nome do fogão não apareça em mais lado nenhum. Embora não tenha tido acesso à edição americana, as duas edições parecem-me em tudo iguais.

Os desenhos a cores são da autoria de Corinne Malvern (1905-1956), responsável pelas gravuras de 17 dos livros da colecção citada, e são deliciosos, como podem constatar.
Parece assim claro, que a edição inicial, impressa na Austrália e distribuída em Inglaterra, tenha sido subtilmente apropriada pela Tacoma Company, ao constatar que um dos seus produtos se apresentava em tão grande evidência no livro. Se não estou em erro, passou-se aqui um fenómeno contrário ao habitual. Não foi a empresa fabricante do fogão que encomendou o livro como publicidade, mas soube aproveitar, com inteligência, a divulgação de uma obra que ajudaria à venda de milhares de fogões de brincar, como veremos no próximo post.

8 comentários:

Anónimo disse...

Belas ilustrações. Lembro-me de namorar demoradamente as ilustrações dos meus livros infantis. Ainda hoje os compro, por vezes apenas pela beleza das ilustrações. E a minha mãe, que tudo fazia na perfeição e tudo adivinhava, costurava para mim fatiotas igualzinhas à da "Anita". Que vaidosa ficava!
Cumprimentos,
Carla Jané

T disse...

Estou como a Carla. Ainda compro livros infantis e bonecas de papel.
E reparto com a sobrinha mais velha o prazer de os ver e brincar.

Ana Marques Pereira disse...

Para quem, como nós, os livros infantis foram marcantes, continuamos ao longo da vida com um prazer renovado com o reencontro dos que já conhecíamos ou com a descoberta de novos. Têm um fascínio inexcedível.

Anónimo disse...

Que giro.
Nunca tinha ouvido falar nesse, mas deve ter sido o precursor do Easy-Bake Oven com que as minhas miúdas brincaram (ou cozinharam), e que qinda hoje é tão popular.
rita

Ana Marques Pereira disse...

Que giro Rita. Este foi um precursor em mais de 10 anos do Easy-Bake oven. Houve vários modelos ao longo dos anos. Há sites com a história da sua evolução . Este é um deles.
http://www.hasbro.com/easybake/default.cfm?page=History

Beijinhos

T disse...

http://blogdaruaonze.blogs.sapo.pt/282756.html

Veja este enigma Ana:)

Ana Marques Pereira disse...

T
Não resisti. Já respondi.

T disse...

Se alguém soubesse teria que ser a Ana:)
e deve gostar desse blog e doutro do mesmo autor, sobre a louça de Sacavém.