quinta-feira, 21 de maio de 2009

Quinta-Feira de Espiga

Hoje é Quinta-Feira de Espiga. Descobri no caminho para casa.

Passei de carro por um lugar na Calçada do Combro e vi um raminho de espiga.
Entrei na minha mercearia e lá estava um raminho único. Pertença da dona da loja não estava à venda, mas perante a minha desilusão teve a amabilidade de dividir o seu ramo comigo. É por isso que na foto surge um ramo tão esquálido.
Mas fiquei contente. Cumpria-se uma tradição que tento repetir todos os anos, mas que em Lisboa se torna cada ano mais difícil.

Recorda-me os meus tempos de Liceu na Covilhã.
Naquele tempo era feriado no dia da Espiga. Um grupo de amigos juntava-se e íamos para o campo apanhar a espiga. Tenho mesmo a ideia de ter ido em viagens organizadas pelo Liceu. Após a colheita fazíamos um pic-nic e voltávamos para casa com os raminhos.

A “Quinta-Feira de Espiga” ou “Dia da Espiga”, corresponde à quinta-feira de Ascensão, em que a Igreja comemora a ascensão de Jesus Cristo ao Céu.

Os ramos de espiga, embora tenham uma composição variável deviam incluir espigas de trigo, de cevada ou centeio, malmequeres amarelos ou brancos, papoilas, um raminho de oliveira em flor, um raminho de alecrim ou de rosmaninho. Nalgumas regiões incluíam também ramos de videira, mas não na Beira Baixa.

Os vários elementos que a compõem têm um valor simbólico. A espiga de trigo simboliza o pão, a abundância, o raminho de oliveira representa a paz, a papoila o amor e o malmequer amarelo o ouro ou dinheiro.

Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição das Maias.

Teófilo Braga refere que a Quinta-Feira de Espiga se designa Quinta-Feira da Hora, no Porto, porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava.

Manda a tradição que se guarde o raminho durante um ano.

6 comentários:

Anónimo disse...

ouustfqzRecordar é viver.Existem muitas e boas recordações ligadas a este dia.Quem mais o goza são os franceses por ser feriado.Este ano originou engarrafamentos de 15O kms. ainda há quem cante."se os passarinhos soubessem quando era a Ascenção, não comiam nem bebiam, nem punham os pés no chão"Entre as virtudes do raminho podes acrescentar contra as trovoadas.Bjs

Ana Marques Pereira disse...

Obrigada pela achega. Com o tempo vão-se esquecendo as tradições. Constatei na 6ª feira que a maioria das pessoas com quem falei nem se tinha apercebido que tinha já passado a 5ª Feira da Espiga.

T disse...

Não conhecia este blog. É excelente. Muitos parabéns.
E houve lá em casa um saca rolhas igual ao do James Bond:)

Ana Marques Pereira disse...

Obrigada. Também sou apreciadora do vosso blog que como vê inclui nos Links (e nisso sou muito selectiva). Volte sempre.

Anónimo disse...

We are going to as normal extra fee a good returns value in selling the villa, but unfortunately we were actually able to auction the villa faster along with have extra money than other companionship furthermore looking for a skilled online social networking covering enclosure in Canada. Invisaling aligners are seldom and that means you an estate companionship could potentially offer pretty much connected with. http://www.vancouverrealestatehouse.com/

Anónimo disse...

Wonderful put up, very informative. I ponder why the other specialists of this sector do not understand this. You must continue your writing. I am confident, you’ve a huge readers’ base already!|What’s Going down i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively helpful and it has helped me out loads. I am hoping to give a contribution & assist different users like its aided me. Good job.