domingo, 10 de maio de 2009

Objecto Mistério Nº 7- Resposta: Saca-rolhas

Confirma-se: é um saca-rolhas.
Não se trata contudo de um saca-rolhas de ar comprimido manualmente, como o primeiro anónimo quis sugerir. Pertence a esse tipo o saca-rolhas Corkette, representado na primeira foto e que foi produzido em Inglaterra pela empresa «Sponge & Co. Ltd», registada em 1963.

O objecto mistério é da marca «Sparklets Corkmaster» e foi produzido pela «The British Oxygen Company, Ltd», situada em Tottenham, em Londres. Apesar do nome da empresa não é accionado com oxigénio, mas com pequenas botijas de Anidrido Carbónico (CO2). Este tipo de saca-rolhas foi produzido desde 1960 a 1981.

É um saca-rolhas de pressão que funciona introduzindo a agulha na garrafa em posição vertical. Pressionando a alavanca preta, o CO2 da botija entra na garrafa, faz pressão e a rolha sai facilmente, segundo o fabricante, não alterando a qualidade do vinho.
Ganharam fama como objecto letal, quando usado de forma não convencional, isto é, como arma de agressão.
O seu distribuidor nos Estados Unidos foi a empresa Leland Industries de Stirling, em Nova Jersey, que afirmou ter então vendido mais de 5000.000 Corkmasters. O mais interessante é que não se destinavam a uso doméstico mas o maior consumidor foi o Departamento de Defesa. Foram utilizados por grupos militarizados para matar de forma silenciosa o inimigo.

Como? Injectando-lhe na corrente sanguínea CO2, o que provocava uma embolia e uma morte rápida e de difícil detecção.

Essa possibilidade é sugerida no filme de James Bond «Diamonds are forever», de 1971, com Sean Connery ainda jovem no papel principal e que seria a potencial vítima.
Num jantar requintado, oferecido por Tiffany Case (representado por Jill St. John), no papel de criado encontra-se um dos maus da fita, Sr. Wint (Bruce Glover) que após mostrar a garrafa a Bond se prepara para a abrir com um saca-rolhas Corkmaster. Num momento de suspense, à Hitchcock, segura com agressividade no Sparklets Corkmaster, olha pelo canto do olho para Bond e ... espeta-o na garrafa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico!!!!
Como se foi lembrar do "double 0 seven"???

HM

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Nem sei que comentar....

Ana Marques Pereira disse...

Mas tentaste. É bom.

A.Teixeira disse...

"Jovem" Sean Connery, Ana?

Em 1971 ele já tinha 41 anos...

Suponho que para vocês ele seja um daqueles homens que envelhece "enxuto" mas nem mesmo de acordo com a liberal legislação comunitária ele então se poderia candidatar a "jovem agricultor": é que "jovens agricultores" só até aos 40 anos...

Ana Marques Pereira disse...

Não percebes nada disto. Termos absolutos não se podem aplicar ao Sean Connery, um daqueles homens que melhoram com a idade. Pergunta aí em casa.