quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Façamos brilhar os talheres"

Em meados do século XX era costume as donas de casa fazerem livros de recortes de jornais com receitas de culinária, conselhos e truques de economia doméstica. Era um trabalho que exigia tempo e paciência. Dois atributos de que hoje já ninguém usufrui. Por isso mesmo este tipo de livros se extinguiu.

Tenho vários desses livros, alguns muito elaborados, com fotografias de pratos recortados, ou de frutas e legumes que decoravam as páginas.
Por vezes encontram-se receitas soltas, à espera de serem coladas nos sítios adequados. Quando coladas é ainda possível calcular a época através do grafismo e da sequência, mas as folhas recortadas, soltas, não nos permitem qualquer datagem.

Mostro hoje um recorte onde se ensina como fazer brilhar os talheres.
Achei-o interessante, não pelo conselho em si, mas pela linguagem, cheia de considerandos sobre a forma de encobrir a miséria. Pelo modo como as coisas vão neste país ainda pode ter alguma utilidade.
Espero que gostem.

2 comentários:

Ana Maria Job disse...

Oi Ana!Te enviei uma foto por e-mail.Não se se reconheceste como minha.Já te falei que, admiro muito teu trabalho, apesar de me comunicar pouco.Quero fazer um blogger também ,um pouco parecido com o teu ,porém com assuntos do Brasil.Mas não me decidi ainda como será.Sou tua seguidora, apesar de não oficialmente ainda.É que os temas são tão vastos que fico confusa.Sou Nutricionista.Adoro gastronomia e trabalho com os dois.Então vem a divisão.Abraço e uma ótima tarde de domingo

Ana Marques Pereira disse...

Ana Maria Job,
Recebi o e-mail mas ainda não tive oportunidade de responder. Amanhã eu mando uma mensagem com mais calma.
Um abraço