quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Vestir a Mesa. Financiamento colectivo

Pormenor de Uma família feliz. Rijksmuseum.

Está a chegar ao fim o tempo para o crowdfunding do livro «Vestir a Mesa».
Tem corrido muito bem e posso garantir que o livro estará pronto ainda em Novembro: isto é, a tempo das ofertas de Natal.
A todos os que acreditaram neste projecto o meu agradecimento e estou certa de que o livro lhes dará o prazer que merecem. O texto é informativo e inovador e a apresentação gráfica de grande qualidade (claro que eu sou suspeita).
 A quem tinha a intenção de adquirir o livro e ainda não o fez é agora a altura para o fazer, uma vez que o livro está já em fase muito adiantada.
Por favor preencham a ficha anexa ao poste anterior (ver aqui) e enviem para a associação dos amigos do Museu Alberto Guimarães e Paço dos Duques de Bragança juntamente com as indicações pretendidas e a transferência bancária.
Qualquer dúvida contactem comigo para o e-mail do blogue.
Aproveito para pedir a quem efectuou o pagamento e não se identificou que o faça, caso contrário será difícil fazer chegar o livro, porque os bancos não fornecem a identificação dos clientes.
Espero vê-los no lançamento que será anunciado aqui.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Uma colherada no Garfadas


 Agora, que o uso de colheres de pau foi proibido nos restaurantes e as pessoas usam cada vez mais colheres noutros materiais, este vai ser um objecto em vias de extinção.
Este raciocínio não se aplica contudo às colheres decorativas. Embora as mais famosas sejam as colheres russas feitas em Khokhloma, em Portugal aparecem às vezes colheres pintadas.
Feitas habitualmente em madeira apresentam normalmente pinturas simétricas simples. Muitas têm uma pequena argola ou gancho que permite a sua suspensão. 
A colher aqui apresentada não se enquadra em nenhumas dessas categorias e surpreende pela qualidade da sua pintura. A imagem do cozinheiro remete-nos para o século XIX e é provável que seja dessa época ou do início do século XX.

Apresento-a apenas para que apreciem a sua beleza.

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Convite: Tertúlia no Palácio de Queluz

Sala da Merendas. Fotografia do site do Palácio de Queluz

TERTÚLIA: A MESA REAL E OS PALÁCIOS

Data: 9 setembro de 2018
Local: Palácio Nacional de Queluz

Ana Isabel Buescu e Ana Marques Pereira
com moderação de Fortunato da Câmara

Os hábitos alimentares da corte, os banquetes reais e o esplendor de como se ‘vestiam’ de tecidos, loiças, e acessórios as mesas palacianas nacionais. No faustoso Palácio de Queluz, saboreie, durante a tertúlia, iguarias como o “Bacalhau Espiritual”, receita original do Palácio, servido pela cozinha que o criou.
Um dos painéis da Sala das Merendas. Fotografia do site do Palácio
 Parceiros na degustação: Restaurante Cozinha Velha – Pousada de Queluz D. Maria I

Horário e ponto de encontro: 14h45, átrio de entrada do Palácio

Público: público em geral

Lotação: 30 pessoas

Duração: visita guiada 45 minutos; tertúlia e degustação aprox. 90 minutos

Custo de participação: €1,00 (este valor acresce ao custo do bilhete de entrada no monumento)

A tertúlia tem início às 16h00, após visita guiada ao pomar, estufas e jardim de aromáticas.