domingo, 9 de novembro de 2025

Convite. Reserve a tarde de dia 22 de Novembro

 

O lançamento terá lugar às 15 horas de um sábado, depois de almoço. É, também, para muitos, um regresso a Campo de Ourique e ao antigo Cinema Europa. E é sempre uma boa ocasião para reencontrar amigos que não vemos há muito.

Esperamos que apareçam!.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

O Mundo do Vinho em Coimbra. Convite

 

No dia 24 de Outubro vou estar em Coimbra, para falar sobre o livro Rafael de Faca e Garfo.

Está integrado no programa deste evento e, no dia seguinte, haverá também uma intervenção sobre Rafael Bordalo Pinheiro a cargo  da Rita Nobre de Carvalho e um jantar temático com referência a este genial artista. Se puderem não faltem!



quarta-feira, 15 de outubro de 2025

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Exposição em Coimbra

 


A  8.ª edição de O Mundo do Vinho, vai decorrer em Coimbra de 15 a 29 de Outubro. 

Nesta primeira semana existem várias actividades mas chamo a tenção para a Exposição de Rótulos de vinho do Porto.
Na próxima semana falarei sobre o livro Rafael de Faca e Garfo, mas disso darei conhecimento mais tarde.
Consultem o programa em www.vinhoearte.pt

domingo, 28 de setembro de 2025

Uma delícia chamada Dióspiro

  

Estamos na época do Dióspiro (Diospyrus kaki), um fruto que me dá muitos prazeres outonais, quando aparece bem gelatinoso e sumarento, ao amadurecer. Presentemente os supermercados privilegiam as variedades de roer, mais duras, que se conservam melhor, mas completamente sem graça. Não sei nada de variedades, mas reconheço-os à distância. Estas dividem-se em função da adstringência. A sensação adstringente deve-se à presença de taninos, sobretudo quando a fruta ainda não está madura. Estes têm um alto valor antioxidante, sendo, portanto, saudáveis por proteger de doenças cardiovasculares e oncológicas. 

As “adstringentes”, como a Kaki (Diospyrus kaki), a Coroa de Rei e Roxo Brilhante, são as mais comuns, mas precisam de uma maturação adequada antes de serem consumidas. Quanto às “não adstringentes”, como Fuyo, Hana Fuyo, O Gosho, Giro, Cal-Fuyo, Fau-fau e Sharon, podem ser consumidas logo após a colheita.

O género Diospyrus é originário do continente asiático, da China, mas o seu cultivo iniciou-se simultaneamente também no Japão e na Coreia, nos finais do século VIII. Hoje são ainda os grandes exportadores, mas em Portugal a sua produção foi, até há alguns anos esporádica em quintas e quintais.  Lembro-me de na minha infância, quando ia para a escola, passar por uma casa, que tinha no quintal um grande diospireiro, de que eu ia acompanhando o amadurecimento com os olhos.

Além de saboroso é muito saudável por extremamente rico em vitamina A, em carotenos, em flavonóides, em Vitamina C, em Cálcio, em Potássio, etc. e sobretudo é muito rico em fibras solúveis. Não preciso de o defender mais, porque é sobretudo muito saboroso quando escolhido na variedade certa, a chinesa variedade Kaki é uma boa opção, bem maduro, de preferência já rebentados. Receitas não são precisas. É só lavar, abrir e servir polvilhado de canela.

Apressem-se, o seu período é o Outono. Bom proveito!.

 

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Zé Povinho em debate. Convite

 

Uma outra visão do genial Rafael Bordalo Pinheiro e de uma das suas criações que chegou até aos dias e hoje, o Zé Povinho, sempre actual. 

Dia 27 de Setembro nas Caldas da Rainha. Se estiverem por perto, não percam.