quarta-feira, 29 de abril de 2020

Uma Ementa de 29 de Abril de 1965

 Faz hoje 55 anos esta ementa destinada às comemorações promovidas pelo Comissariado de Turismo, intituladas «Abril em Portugal». O cartaz que acompanhava esta campanha promocional, de autor desconhecido e feito na Litografia Costa & Valério, era precisamente igual à capa desta ementa. 
Esta diz respeito ao almoço e podemos ver a Ementa do Dia, que custava 70 escudos com vinhos incluídos.
Eram mencionados os «Vinhos do Dia», podendo o cliente escolher qual o que achava mais adequado para acompanhar os aperitivos, as conservas e o peixe, a carne, o doce e a fruta e por fim o café. Não se ficava por aí a escolha. 
Na página seguinte era apresentada uma extensa Lista de Vinhos que iriam ser servidos durante a temporada.

A ementa, de grandes dimensões (27 x 37 cm), incluía ainda uma lista de outros pratos para além da Ementa do Dia e que o cliente podia escolher em alternativa.

Estas refeições tinham lugar no Restaurante «Mercado de Abril» no Museu de Arte Popular em Belém, que continuou a funcionar nos anos que se seguiram. Veja-se no entanto os anúncios publicados em 1967 em vários jornais que nos mostram uma ementa, aparentemente, mais simples, mas igualmente com pratos portugueses. 
Diário Popular 13-5-1967
Recorde-se que foi associada a estas campanhas promocionais que surgiu a canção «Avril au Portugal». Inicialmente cantada por Yvette Giraud, com letra de Jacques Larue, baseava-se no fado canção Coimbra, composta por Raul Ferrão e que a cantora francesa ouviu Amália Rodrigues cantar e a quem pediu autorização para a transformar. Foi um sucesso.
Aqui fica a mesma para acompanhar a refeição.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

O gastrónomo Charles Monselet

Charles Monselet. Paris Musées
Já anteriormente me havia cruzado com o nome de Charles Monselet (1825 – 1888), jornalista, poeta e romancista, mas sobretudo um escritor epicurista francês. Em 2010, a propósito de alguns livros portugueses, havia mencionado uma das suas obras: «La cuisine des familles» (ver poste), mas sem mencionar o seu nome.

Ao adquirir vários outros números do jornal referido vejo a sua imagem numa cartela associada às de Brillat-Savarin e de Alexandre Dumas Pai e interroguei-me como nunca o havia investigado.
O seu papel como escritor na área da gastronomia valeu-lhe na época o nome de «Rei dos Gastrónomos»[1]. Foi, juntamente com Grimod de la Reynière, o Barão Brisse e Joseph Favre, um dos primeiros jornalistas franceses de gastronomia.
Como escritor tem uma vasta lista de publicações mas centrem-nos apenas nas que dizem respeito às áreas da culinária e da gastronomia. Publicou entre outros:
·     La Cuisinière poétique, 1859, com outros autores
·      Almanach des gourmands, 1862-1870, 6 vol.
·     Teofilo Barla, cuisinier de la Maison de Savoie: à propos de sa vie et de sa mort, Paris, 1873.
·      Gastronomie. Récits de table, 1874.
·       Lettres gourmandes. Manuel de l’homme à table.1877.
  Prefaciou a obra de Joseph Favre, Dictionnaire universel de cuisine et d'hygiène alimentaire : modification de l'homme par l'alimentation. 1889-91.
Prefaciou igualmente a obra de Brillat Savarin. Physiologie du goût. 1879.
No que respeita a periódicos fundou o Le Gourmet: journal des intérêts gastronomiques, em 1858, que publicava receitas detalhadas a par de comentários gastronómicos.
Colaborou no já referido La Cuisine des Familles. Recueil hebdomadaire de Recettes d'Actualité très clairement expliquée, très faciles à exécuter (de 1905 a 1908), onde surge a foto que despertou a minha curiosidade. Este jornal era dirigido por Mme Jeanne Savarin (1854-1907), um nome feminino a justificar uma divulgação do tema também junto das donas de casa.
Foi com surpresa que descobri que se tratava de um pseudónimo de Gabriel-Antoine Jogand-Pagès, jornalista anticlerical e antimaçónico, que usou muitos outros pseudónimos, adaptando-os ao tipo de escrita.
Foi com este nome femenino que publicou vários livros de receitas como:
  • La bonne cuisine dans la famille. Recettes choisies. 1905.
  • L'art de bien acheter. 1904.
  • Guide de la ménagère pour tous ses achats journaliers. 
Madame Jeanne Savarin a preparar a Bomba Tiara Persa
Afinal não foi apenas Monselet que descobri. A falsa Mme Jeanne, que chegou a ser descrita como filha de Jean-Anthelme Brillat-Savarin,  veio como prémio adicional. È que para além do nome chegou a ter uma pretensa imagem física, divulgada nas suas obras.


[1] Mais tarde, em 1927, Curnosky seria apelidado de «Príncipe dos Gastrónomos».

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Venda das amêndoas nas ruas


Este ano na Páscoa, em tempo de pandemia, interrompem-se muitas tradições.
As famílias não se juntam e os festejos são mais comedidos no que se refere aos consumos alimentares. Alguns vão tentar manter os alimentos tradicionalmente associados a esta época como o carneiro e o cabrito, mas nem todos o vão poder fazer.
Quanto às amêndoas doces suponho que não terão feito a sua aparição nos supermercados e as pequenas lojas de iguarias ou encontram-se fechadas ou as pessoas, confinadas nas suas casas, não se deslocam a esses locais que, de resto, vão escasseando.
O achado destas duas imagens publicadas no jornal A Época, de 4 de Abril de 1926, que mostra o "Tempo Pascal" e a "Venda das amêndoas nas ruas" (provavelmente em Lisboa) levou-me a escrever esta pequena nota.
Uma Boa Páscoa!. Se têm saúde, o confinamento no domicílio deve ser a menor das nossas preocupações, mesmo sem amêndoas pela primeira vez em tantos anos.

terça-feira, 7 de abril de 2020

A Casa Oásis

Este folheto publicitário, que encontrei nas minhas arrumações, descreve em pormenor o que hoje seria uma instalação hoteleira (com dormidas), restaurante, barbearia e leitaria. 
Quem o guardou escreveu em cima a data (1922?) e o local em que se situava (Entroncamento).

O seu proprietário António Lopes Leitão explicava a localização da casa, perto da Estação de Comboios do Entroncamento, onde existia um candeeiro que iluminava a porta e uma tabuleta onde se representava uma vaca, em alusão ao serviço de leitaria, tal como se podia ver no folheto.
Além de salientar «o esmerado serviço» o texto mencionava a “higiene” e a “limpeza”, noções que hoje tendemos a sobrepor.
Na altura eram conceitos distintos e importantes sobretudo atendendo às grandes preocupações desenvolvidas com a Higiene, resultantes dos conhecimentos adquiridos com a pandemia de gripe pneumónica de 1918-1919.
Os atractivos da Casa Oásis não se ficavam por aqui e, no que respeitava à alimentação servia em exclusivo os afamados leite, queijos e manteiga da Quinta da Cardiga, pães moletes e bolos, para além de enchidos e conservas e diversas bebidas, como era descrito em pormenor. 

Por fim a barbearia, que rivalizava com as de Lisboa e do Porto e em que se utilizavam máquinas de desinfecção, para satisfação dos clientes. 

Não me parece nada mal.