 A fotografia não traduz bem a beleza desta placa publicitária a uma «machina de picar carne».
 A fotografia não traduz bem a beleza desta placa publicitária a uma «machina de picar carne».A placa, em metal pintado, apresenta a imagem de uma máquina de picar carne, da marca Bolinder’s, de origem sueca. Contudo a placa foi feita na Alemanha para o mercado nacional.
Em 1844, dois irmãos, Jean e Carl Gerhard Bolinger fundaram em Estocolmo uma loja e fundição. Numa fase inicial, esta produziu objectos mais tradicionais, como o fogão em ferro apresentado na foto. Mas tendo estudado no estrangeiro os irmãos começaram nos finais do século a produção de motores, inicialmente a vapor e mais tarde a óleo, ainda hoje famosos, especialmente os destinados a barcos.
 Em 1932 a empresa associou-se a uma outra concorrente de nome Munktell.
 Em 1932 a empresa associou-se a uma outra concorrente de nome Munktell.A mudança de nome da empresa permite datar esta placa num período anterior, provavelmente na primeira década do século XX.
 A máquina de moer carne foi inventada no século XIX por Karl Drais (1785-1851). Este prolixo inventor alemão ficou sobretudo conhecido por ter criado um modelo de velocípede, de duas rodas em linha, em madeira, chamado “draisine”. Não tinha pedais e foi considerado o precursor da bicicleta. As outras suas invenções também são invejáveis, como uma modelo primitivo de máquina de escrever, e outras, mas a máquina de picar carne não lhe fica atrás.
A máquina de moer carne foi inventada no século XIX por Karl Drais (1785-1851). Este prolixo inventor alemão ficou sobretudo conhecido por ter criado um modelo de velocípede, de duas rodas em linha, em madeira, chamado “draisine”. Não tinha pedais e foi considerado o precursor da bicicleta. As outras suas invenções também são invejáveis, como uma modelo primitivo de máquina de escrever, e outras, mas a máquina de picar carne não lhe fica atrás.Em primeiro lugar, porque apesar de hoje nos parecer um objecto banal, só então foi possível conseguir transformar a carne em fragmentos de dimensões semelhantes. Os vários filtros perfurados de dimensões variáveis, movíveis permitem adaptar a máquina às necessidades do momento.
 Vários modelos de máquinas surgiram ao longo dos anos, e a Bolinder’s não foi seguramente a mais divulgada no nosso país
Vários modelos de máquinas surgiram ao longo dos anos, e a Bolinder’s não foi seguramente a mais divulgada no nosso paísAs principais máquinas vendidas em Portugal eram da marca Spong, de origem inglesa, embora existissem também máquinas nacionais.
O mais impressionante nesta história é que, apesar da evolução dos tempos, da transformação deste tipo de máquinas, de manual para eléctricas, o modelo e o conceito não se alteraram. Mais de um século depois continuamos a usar a invenção de Karl Drais, o que é um feito em si.
 
 
 

 Luis Melendez
Luis Melendez 
 
 Em 1905 João Aleluia, inicialmente com quatro amigos e mais tarde sozinho iniciou um projecto da Fábrica Aleluia. Situada no Largo dos Santos Mártires, em Aveiro, passou em 1917 para a Rua do Cais da Fonte Nova, igualmente em Aveiro.
Em 1905 João Aleluia, inicialmente com quatro amigos e mais tarde sozinho iniciou um projecto da Fábrica Aleluia. Situada no Largo dos Santos Mártires, em Aveiro, passou em 1917 para a Rua do Cais da Fonte Nova, igualmente em Aveiro. Este painel com as bolachas da Fábrica Nacional é um desses exemplos.
Este painel com as bolachas da Fábrica Nacional é um desses exemplos. No painel publicitário agora apresentado, concretiza-se o feliz encontro de duas fábricas centenárias nacionais, daquelas que os portugueses sentem orgulho: a Aleluia e a Nacional.
No painel publicitário agora apresentado, concretiza-se o feliz encontro de duas fábricas centenárias nacionais, daquelas que os portugueses sentem orgulho: a Aleluia e a Nacional.
 Trata-se de mais um utensílio da marca alemã Westmark. O modelo tem o nome «Dotti» e penso que este exemplar data dos anos 50-60.
Trata-se de mais um utensílio da marca alemã Westmark. O modelo tem o nome «Dotti» e penso que este exemplar data dos anos 50-60. 
 

 Em 1963, data a que corresponde o rótulo apresentado, mantinha-se o escritório no Porto, como se confirma pelo «Guia Profissional de Portugal» e em Lisboa, como é confirmado no rótulo.
Em 1963, data a que corresponde o rótulo apresentado, mantinha-se o escritório no Porto, como se confirma pelo «Guia Profissional de Portugal» e em Lisboa, como é confirmado no rótulo.
 Este achocolatado foi comercializado em Portugal pela Sociedade de Produtos Lácteos, que comercializava os produtos Nestlé.
 Este achocolatado foi comercializado em Portugal pela Sociedade de Produtos Lácteos, que comercializava os produtos Nestlé. O Nescau nunca teve uma publicidade tão agressiva como o seu concorrente Toddy, razão porque esteve sempre abaixo nas vendas.
O Nescau nunca teve uma publicidade tão agressiva como o seu concorrente Toddy, razão porque esteve sempre abaixo nas vendas.

 Foi esta festa que Jacob Jordaens (1593-1678) representou nos seus quadros com o título «O rei bebe». Tendo-se especializado em temas religiosos e cenas de banquetes, este pintor menos conhecido da época de Rubens e Van Dyck , deixou-nos 6 versões sobre este tema. Podemos encontrá-las em Bruxelas (Museus Reais de Belas Artes), em Paris (Louvre), em Berlin (Staatliche Gemäldegalerie) e em Munique (Alte Pinakothek), em Viena (Kunsthistorisches Museu) e em S. Petersbourg (Museu Ermitage).
Foi esta festa que Jacob Jordaens (1593-1678) representou nos seus quadros com o título «O rei bebe». Tendo-se especializado em temas religiosos e cenas de banquetes, este pintor menos conhecido da época de Rubens e Van Dyck , deixou-nos 6 versões sobre este tema. Podemos encontrá-las em Bruxelas (Museus Reais de Belas Artes), em Paris (Louvre), em Berlin (Staatliche Gemäldegalerie) e em Munique (Alte Pinakothek), em Viena (Kunsthistorisches Museu) e em S. Petersbourg (Museu Ermitage).  Em todos os quadros desta série a bebida está presente e podem ver-se já os seus efeitos. Para o serviço de bebidas eram usados copos de vidro, com pés elaborados, como era costume nos países baixos, pichéis de estanho e jarros de barro vidrado, elementos de luxo a contrastar com o comportamento pouco formal dos representados.
Em todos os quadros desta série a bebida está presente e podem ver-se já os seus efeitos. Para o serviço de bebidas eram usados copos de vidro, com pés elaborados, como era costume nos países baixos, pichéis de estanho e jarros de barro vidrado, elementos de luxo a contrastar com o comportamento pouco formal dos representados. Pormenor das talassas à esquerda e das galettes à direita, sobre a mesa
Pormenor das talassas à esquerda e das galettes à direita, sobre a mesa
 Lembro-me das penduras de uvas para fazer passas.
Lembro-me das penduras de uvas para fazer passas.