quarta-feira, 29 de maio de 2019

Encontros felizes Nº1


Esta rubrica, que agora inicio, permite-me introduzir objectos ou documentos que nada têm a ver com o tema deste blogue. Como justificação podia dizer que é uma “facada” nas «Garfadas» e ficava logo integrada.
No caso presente trata-se de uma pequena caixinha de papelão que tem lá dentro um par de sapatos e umas meias de criança. Foram usados, embora por pouco tempo, como mostravam os sapatos, mas sobretudo as peúgas que necessitaram de ser lavadas e branqueadas.
A produção de “sapatinhos para crianças de colo e bonecas” era feita em Lisboa por Avelino Veríssimo Barra a que se seguiu a sua viúva. Registou um modelo de sapatinho a que chamou «Calçadinho Bijou Barra» e um modelo de botinhas ou “”botino” infantil. Na época em que a empresa era gerida pela viúva (década de 1960?) situava-se na Praça do Areeiro, 13, 4º Dtº, em Lisboa.
Imagem de postal retirado do blog Ephemera de Pacheco Pereira
É provável que esta produção estivesse anteriormente na Rua da Graça, 130, uma vez que encontrei um anúncio no Século, de 25 de Novembro de 1917, que já se referia ao «Calçadinho-Bijou-chaussure». Era então produzido pela fábrica «La Argentina» que tinha uma sucursal na Rua Augusta, 76 em Lisboa.
O Século, 25-11-1917
Teria A. V. Barra trabalhado nessa fábrica? Ou adquirido a empresa mais tarde? Dado o intervalo de tempo é apenas mera especulação porque não me foi possível coligir mais dados sobre esta produção. Encontrámos contudo na internet uma caixa semelhante à apresentada em que se referia que se tratava de uma produção exclusiva para os Grandes Armazéns do Chiado.
A história fica incompleta, mas ficou o conjunto completo da caixa com os sapatinhos para menino de colo com as suas meinhas, que fazem parte desta história.

Sem comentários: