domingo, 18 de dezembro de 2016

Planta Mistério Nº3. Resposta: Curcuma ou Açafrão da Índias

 
A curcuma, também chamado açafrão das Índias é uma especiaria obtida a partir do rizoma da Curcuma Longa. É designada em inglês Turmeric e foi essa a designação porque a conheci quando comprava especiarias em Inglaterra, quando ainda não havia em Portugal. Dei-me ao trabalho de tentar descobrir onde os ingleses foram buscar essa palavra e devo dizer que apesar das várias teorias a sua etimologia é obscura. Pelo contrário a nossa é evidente. Já a designação de Açafrão da Índias tem a ver com o facto de muitas vezes substituir o verdadeiro açafrão, que é mais caro. A curcuma confere aos alimentos uma cor idêntica, mas não o gosto, onde perde grandemente.
Usa-se habitualmente em pó depois de seco o rizoma e moído. A primeira vez que a vi à venda em Portugal comprei para experimentar usá-la fresca. Meti mesmo um fragmento num vaso na varanda que não sei se resistiu, mas que comprovarei na Primavera. O processo de utilização foi um pouco desastroso porque consegui ralá-la com facilidade com o microplane, mas demoraram semanas até conseguir tirar os restos e a coloração do ralador. Conclusão: vou continuar a usá-la em pó.
Imagem da Wikipedia tirada do livro de Franz Eugen Köhler, Köhler's Medizinal-Pflanzen
É como sabem o principal constituinte do caril e uma especiaria que eu tenho em grande consideração e uso frequentemente. Utilizo-a sobretudo em pratos com estufados e em sopas de peixe. Não pelo gosto que é subtil, mas pela coloração e pelas suas acções. 
Um dos tipos de curcuma à venda no mercado 
Quando faço conferências sobre alimentação gosto de referir os mitos que neste campo são cada vez mais. Acontece que com a curcuma não existem mitos mas factos comprovados cientificamente que demonstram que a curcumina, o principal constituinte extraído dos rizomas secos da Curcuma longa L. têm efeitos anti-oxidantes e anti-inflamatórios, sendo eficaz em doenças que têm estes mecanismos por base mas também em doenças oncológicas.
Agora que ficou apresentado o produto fresco, para quem não o conhecia, só tem que decidir qual usar.
Foto artística minha feita a partir de uma foto de conjunto que ficou mal focada

2 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

Enterrei alguns rebentos em vasos diferentes logo verei se brota alguma coisa. Disseram-me que dá belas flores. Não sei se também têm bom odor. Logo se verá se as abelhas gostam.

Ana Marques Pereira disse...

Luis Filipe,
O que dá belas flores é o açafrão verdadeiro (crocus sativus) que é um bolbo. Este, pelo menos os meus só têm dado folhas.
Cumprimentos