domingo, 11 de maio de 2014

Objecto Mistério Nº 40 Resposta: Porta-oveiros

 Desmontando as peças pode verificar-se que o suporte tem seis cavidades onde são incluídos os oveiros e daí ter optado por este termo: porta-oveiros. Não sei se a designação mais correcta seria porta-ovos, mas ficava sempre o risco de se confundir com as caixas para ovos. Sendo o objecto em que se coloca o ovo quente ou o ovo cozido designado oveiro parece-me mais lógica a designação que escolhi.

Não devem ser confundidos com os escalfadores para ovos, em que o ovo é cozido em água quente até ao ponto desejado, enquanto que neste tipo de peças foram cozinhados previamente num outro recipiente.
Este objecto é em porcelana e não está marcado. Apesar da imagem que nos faz lembrar um barco moliceiro e andorinhas a voar, temas que consideramos portugueses, não me parece de fabrico nacional. É verdade que a Vista Alegre utilizou este tipo de pintura em alguns serviços, com um esfumado rosa e uma paisagem polícroma, mas desconheço que tenha feita este tipo de objectos. Poderá ser de origem francesa mas é apenas uma suposição. 
Se tiverem sugestões agradeço que as expressem. Ficamos todos a ganhar.

Sem comentários: