sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Uma ementa com história do Palace Hotel da Curia

Quando olhei pela primeira vez para esta ementa da Curia comecei apenas por achar interessante o grafismo Art-deco. Na capa uma jovem, com vestido de cocktail, abre descontraidamente uma garrafa de champanhe cuja rolha atinge a ponta do nariz do seu acompanhante, quase lhe fazendo saltar a cartola da cabeça. Um humor inofensivo e ligeiro.
Em título podia ler-se “Paraíso- Piscina Bar» e em baixo um escudo com um cisne e as iniciais CPSC.
No interior encontrava-se a ementa do almoço do dia 8 de Julho de 1935, constituída exclusivamente por pratos portugueses. Após os Aperitivos Variados seguia-se uma Sopa à Portuguesa, Sardinhas Assadas, Caldeirada da Murtosa, Pato da Curia com Arroz, Leitão da Bairrada, um Creme à Portuguesa e frutas da região. Como bebidas foram servidos vinho branco e tinto das Caves da Piscina e espumante da Bairrada. No final foram servidos café e cigarros.
Na página oposta, em branco, surgia a uma dedicatória onde se podia ler: «Bem hajam os que trabalham para o bem de todos nós e para o engrandecimento da Pátria».
Seguia-se a assinatura, que me deu algum trabalho a identificar, até perceber que se tratava de «Alexandre d’Almeida».
Fez-se luz no meu espírito e percebi que se tratava de um almoço de homenagem aos trabalhadores do Palace Hotel da Curia, feito por Alexandre de Almeida.
Alexandre de Almeida (1885-1972) foi um grande industrial hoteleiro português, cuja início de actividade na hotelaria se situa em 1917. Contudo só em 1921 adquiriu o Palace Hotel da Curia. Nos anos seguintes, entre 1922 e 1926, o edifício já existente seria ampliado, num novo projecto da autoria do arquitecto Norte Júnior.

Só mais tarde, nos jardins circundantes ao Hotel perto do campo de ténis foi projectada pelo arquitecto Raul Martins uma piscina de dimensões olímpicas. Este arquitecto foi também o responsável pelos projectos lisboetas do Cinema Jardim e pelo antigo Cinema Europa.
O conjunto da piscina e edifício com as áreas de apoio ao seu serviço, de linhas modernistas, foi concebidas para dar a ideia de se estar no convés de um grande navio, em que a “torre”, alberga os chuveiros, o restaurante, um bar, etc. Designado “Paraíso’ ou ‘Piscina Praia’ foi inaugurado em 1934.
Alexandre de Almeida foi um precursor no campo hoteleiro nacional com preocupações de qualidade e modernidade e uma visão internacional que fez com que o conjunto dos seus hotéis atingissem um alto nível. Quando morreu deixou aos seus descendentes, agora na terceira geração, um importante conjunto de hotéis icónicos, de que o Palace Hotel da Curia faz parte.
Esta homenagem aos trabalhadores no primeiro ano da existência da moderna piscina, em 1935, se estou certa na minha interpretação, revela-nos também um homem com preocupações humanísticas e de liderança de pessoal, que à época, era também seguramente inovador.

Nota: Sobre este hotel sugiro que leiam o artigo no blog Restos de Colecção

2 comentários:

Zanucki disse...

Gostei muito do artigo. Vou ligar uma foto da Piscina Praia no flickr a esta mensagem. Obrigado.

Ana Marques Pereira disse...

Zanucki,
Eu é que agradeço.
Cumprimentos