sábado, 17 de outubro de 2009

O fogão de brincar "Little Chef"

Falamos hoje no pequeno fogão eléctrico presente no livro «Susie’s New Stove».
O livro ensinava as crianças a cozinhar de verdade, enquanto brincavam, utilizando um fogão que era o «Little Chef» .

O fogão foi um dos brinquedos produzidos pela fábrica Tacoma Metal Products. A fábrica foi fundada por John Schack (1909-2004), depois da Depressão, e produziu outros brinquedos até aos finais dos anos 50.
Os fogões começaram a ser produzidos em 1945 e eram distribuídos juntamente com o livro referido. A publicidade anunciava que o fogão «Cozinhava, assava e era seguro».

Em 1948 saíram 3 modelos de fogão tendo o modelo de luxo 2 fornos. O fogão era feito em alumínio, normalmente pintados de branco, mas num anúncio que encontrei num catálogo de brinquedos de 1951, eram já anunciados modelos em cor. A publicidade destes fogões, e a encomenda dos mesmos à Tacoma, esteve a cargo de George Gardner da empresa de publicidade Gardner-Jacobson.
A campanha de publicidade foi importante e anúncios sobre os «Little Chef» surgiram na Saturday Evening Post, na Life e na American Home, o que explica a sua grande venda a nível nacional.
As imagens que apresentamos estão em arquivo na Tacoma Public Library, juntamente com outras que podem ser consultadas online. Mas não foi esta a única empresa a produzir fogões eléctricos para crianças. Também a Ohio Art Company, empresa fundada em 1908, produziu fogões «Little Chef» idênticos, nos anos 40-50. Um dos que encontrei à venda na e-bay era cor-de-rosa.

Não ia falar no Easy-Bake Oven, produzidos pela firma Kenner a partir de 1963, se não fosse o comentário da Rita ao último post. Inicialmente tinham uma luz que fingia ser a luz do forno. Foram evoluindo ao longo dos anos e hoje, sinal dos tempos modernos, assemelham-se a um micro-ondas.

Na Europa, em meados do século XX; foram também fabricados fogões eléctricos para brincar, incitando as crianças a seguir o exemplo das suas modernas mães. É que os fogões eléctricos continuavam a ser uma novidade e não estavam ainda disseminados por todos os lares. Este exemplar que apresentamos é de origem alemã e foi “descoberto” em Portugal. Tem uma tomada na face posterior e permitia cozer os alimentos. Alguma menina felizarda terá brincado com ele.
Hoje, a preocupação com as regras de segurança com os brinquedos, certamente que levaria os pais a não o adquirir. Outros tempos. Outros brinquedos.

2 comentários:

T disse...

Das coisas de infância que tive mais pena de perder foi um fogão a carvão que funcionava. Era lindo! E nem por isso muito pequeno.

Ana Marques Pereira disse...

Compreendo perfeitamente. Também lamento ainda hoje ter perdido um fogão pequeno a lenha, que não paguei imediatamente e que pedi ao vendedor que fixasse a placa com a marca, antes de o trazer. Quando lá voltei já lá não estava.