O objecto apresentado é um molinilho, designação que vem do castelhano molinillo, e esta do latim
molinus.
Embora a palavra molinilho também se utilize para designar um «moinho pequeno movido à mão», usa-se para designar uma haste de madeira, com dentes na extremidade, que se destina a bater o chocolate.
Antes desta invenção, que tinha por fim misturar a bebida de chocolate, os autóctones do chamado Novo Mundo, vertiam o chocolate de um recipiente para outro, bem afastados, para o emulsionar e dar-lhe espuma.
Gravura pertença do Museu da América, em Madrid, reproduzida no livro «Sabores da América», de Rosa Belluzzo |
Foram os espanhóis quem trouxe o chocolate para Espanha onde se tornou numa bebida da corte. Foi também nesse país que foi publicada a primeira receita de chocolate, como bebida, no livro de , Chocolata Inda; opusculum de qualitate et natura Chocolatae, em 1644.
Só depois, no século XVIII, as restantes cortes europeias adoptaram o chocolate, mas nunca com o fervor que os espanhóis ainda hoje mantêm.
A utilização do molinilho, cuja haste passava por um orifício da tampa da chocolateira, permitia dar-lhe um movimento de rotação, esfregando-o entre as as duas mãos.
1 comentário:
Antes de mais, parabéns pelo blog que só agora conheci mas que vou passar a seguir. Sobre o molinilho, não posso deixar de realçar a semelhança com o mexelote (ver, por exemplo, https://www.avidaportuguesa.com/pt/loja/mexelote) utilizado para mexer a poncha da Madeira.
Sabendo que:
1. foi Cortez quem contactou pela primeira vez com o cacau, quando chegou à região do actual México;
2. que ele foi casado com uma senhora da Madeira;
3. na época a Madeira era maior região produtora de açúcar e a partir da qual o açúcar se difundiu para a América;
4. o chocolate foi criado pelas colonas espanholas, ao juntarem açúcar (recém chegado à América) ao cacau e à água
... não será lícito considerar que a origem do molinilho terá no referido mexelote, que teria sido "exportado" juntamente com o açúcar? São demasiadas coincidências, não acha?
Enviar um comentário