O último objecto mistério apresentado corresponde a uma tesoura para cortar ovos quentes.
Apertando as suas “orelhas” surgem uns dentes que permitem cortar a parte de cima do ovo, tornando o corte da casca mais regular. Torna-se assim mais fácil chegar à gema e misturar a gema com a clara.
Quem não tem este objecto corta a parte de cima do ovo com uma faca, que depois roda. O resultado é o mesmo, mas a casca restante fica sempre mais irregular.
Não se pode dizer que os portugueses tenham muito o hábito de comer ovos quentes. São poucos os que o fazem, ao contrário dos franceses e ingleses.
Contudo, existem em Portugal vários modelos de oveiros, em cerâmica e porcelana, que mostram que tiveram algum uso em Portugal.
A mim os ovos quentes lembram-se sempre pequenos almoços de Domingo. É verdade que também eu me tenho esquecido deles, mas houve tempos em que cheguei mesmo a fazer uma pequena carapuça para tapar os ovos quentes no Inverno. Era uma época em que os dias eram maiores e o tempo passava mais devagar.
2 comentários:
Olá boa tarde !!
Gostaria de saber onde encontro no Rj ou loja virtual esse cortador de ovos quentes !!
Me chamo Patrick Souza e moro no Rio de Janeiro se puder me ajudar agradeço ! Telefone : 21997-339791 e-mail :
prof-patrick@hotmail.com
Patrick Sousa,
Estes objectos eram frequentes nos anos 60. Agora não sei se ainda são fabricados. Tem que procurar num loja de utilidades domésticas. Boa sorte.
Enviar um comentário