O Século Ilustrado 27-1-68 |
Fui com os meus tios que
viviam em Lisboa e ficávamos num fila para experimentar uns quadradinhos de
peixe que eram fritos com alho numa frigideira. Quando acabávamos íamos para o
fim da bicha e repetíamos a cena despindo o casaco ou fazíamos outra
modificação. Estes disfarces improvisados faziam-nos rir e durante anos contávamos
esta aventura acrescentando alguns pormenores inventados como óculos ou bigodes
para tornar a história mais engraçada.
Na realidade o que se pretendia então era divulgar o consumo do peixe congelado. Entre os anos 50-60 o abastecimento do peixe a Lisboa e depois ao país era feito pela SAPP (Serviço de Abastecimento de Peixe ao País) e da Gel-Mar. Em 1957 teve lugar a criação da Docapesca, uma empresa concessionária da exploração da doca de pesca de Pedrouços, que servia de «centro nacional de desembarque, venda e expedição do peixe» (Decreto-Lei n.º 40 764, de 7 Setembro de 1956). À sua frente estava o conhecido almirante Henrique Tenreiro.
Para aumentar o consumo de peixe (fresco e congelado) foram feitas várias campanhas. A publicidade apresentada no início do poste saiu do traço de José Pargana (José João Carvalho Pargana, 1928-1988), um caricaturista a quem se deve uma extensa actividade na área do futebol e do fado, mas que surge aqui a assinar este trabalho numa área completamente diferente. Os seus primeiros desenhos foram publicados nos anos 30 no jornal humorístico Os Ridículos, para onde foi levado por Stuart e onde se dedicou ao cartoon desportivo.
Na realidade o que se pretendia então era divulgar o consumo do peixe congelado. Entre os anos 50-60 o abastecimento do peixe a Lisboa e depois ao país era feito pela SAPP (Serviço de Abastecimento de Peixe ao País) e da Gel-Mar. Em 1957 teve lugar a criação da Docapesca, uma empresa concessionária da exploração da doca de pesca de Pedrouços, que servia de «centro nacional de desembarque, venda e expedição do peixe» (Decreto-Lei n.º 40 764, de 7 Setembro de 1956). À sua frente estava o conhecido almirante Henrique Tenreiro.
Para aumentar o consumo de peixe (fresco e congelado) foram feitas várias campanhas. A publicidade apresentada no início do poste saiu do traço de José Pargana (José João Carvalho Pargana, 1928-1988), um caricaturista a quem se deve uma extensa actividade na área do futebol e do fado, mas que surge aqui a assinar este trabalho numa área completamente diferente. Os seus primeiros desenhos foram publicados nos anos 30 no jornal humorístico Os Ridículos, para onde foi levado por Stuart e onde se dedicou ao cartoon desportivo.
Imagem tirada do blogue O Gato Alfarrabista |
Em 1948 participou na primeira
reunião de artistas, ouvintes, locutores e produtores de rádio que teve lugar no
refeitório da Casa do Pessoal da Emissora Nacional, com um chá e distribuição
de prémios à melhor caricatura de uma personalidade da rádio. O presidente da
Casa do Pessoal, Hugo Vieira, entregou o 1º prémio de mil escudos a Maria
Almira Medina e José Pargana, foi o segundo classificado. Sempre dentro da
temática futebolística trabalhou para o jornal A BOLA. Na década de 60 Pargana
desenhou uma colecção de carteiras de fósforos para a Sociedade Nacional de
Fósforos - Lisboa, composta por 90 carteiras.
Esta fixação nestes temas
tornam mais surpreendente a sua intervenção nestas campanhas da SAPP. Não foi
contudo o único e ainda no ano de 1967 foi publicado pela Agência Portuguesa de
Revistas vários livrinhos infantis que promoviam os produtos da SAPP onde se
destacam títulos como: O Piano da Dona Corvina e A Menina Pescadinha é Espertinha.
Os textos eram de José Oliveira e as ilustrações foram feitas por José Batista
e Júlio Amaro entre outros.
Imagem tirada da net |
A televisão começava então a
impor as suas ideias e a publicidade ao peixe congelado tomou tempo de antena
com filmes bastante ingénuos e infantis como se pode verificar neste exemplo.
Sem comentários:
Enviar um comentário