Postal comercial de Páscoa tridimensional |
Foi enviado pela Antiga Casa José Alexandre, numa época em que ainda se fomentava a ligação dos clientes às casas comerciais estabelecendo uma relação de proximidade.
Duas micas pintadas sobrepôem-se à imagem de fundo dando uma imagem tridimensional |
Este estabelecimento, fundado em 1823, situava-se na Rua Garret e foi sempre um estabelecimente de excelência, onde se ia quando se queria comprar algum objecto de qualidade para a casa.
Tinha as últimas novidades, mas também as marcas clássicas. Lembro-me ainda de ter ido à "loja nova", que foi aberta depois do incêndio do Chiado e se situava no edifício Imaviz, comprar peças do faqueiro Christofle, de que eram então um dos representantes em Portugal.
Ainda há pouco tempo se podia ver uma placa grande em cobre com a identificação da firma, na esquina do prédio onde existiu a loja, na Rua Garret. Desapareceu há poucos meses e a esta hora está já seguramente derretida, nesta voragem de roubos de metais, que se transformam rapidamente em dinheiro, apenas uma das faces da crise deste país.
Afinal afastei-me do tema. Queria apenas desejar uma Páscoa Feliz com muitas amêndoas.
Não sabia do roubo da placa no prédio no Chiado onde era a loja Casa José Alexandre. É incrível como estas coisas acontecem. Culpados são também os recetores que, com a ganância do lucro, se prestam a adquirirem estes bens, que à partida sabem que foram roubados.
ResponderEliminarDesejo-lhe também e aos restantes leitores saúde,felicidade.
ResponderEliminarO Garfadas é um blogue cuja leitura não
dispenso.
Manuel Tomaz,
ResponderEliminarVvemos um momento, no que respeita ao nosso património, que faz lembrar o que aconteceu na revolução francesa em que toda a prata foi derretida. Em Portugal sucede o mesmo com a prata, o ouro e o cobre. Quando sairmos da crise já pouco restará dos antigos metais . Cumprimentos
José,
ResponderEliminarFico contente por continuar a visitar o garfadas, mas gostaria de ter mais notícias suas. Um abraço
É sempre um prazer visitar o seu blog.
ResponderEliminarUm abraço.
Soraia,
ResponderEliminarE para mim é um prazer receber comentários destes. Obrigada.